Febre Amarela: ações de prevenção da doença, em Arcos, estão antecipadas ao que solicita a GRS.

• Quarta-Feira, 08 de fevereiro de 2017

Com a confirmação do caso de epizootia, que levou à morte um macaco, em Japaraíba, a Gerência Regional de Saúde (GRS), em Divinópolis, solicitou à Secretaria Municipal de Saúde uma ação efetiva de vacinação na zona rural, devido à Febre Amarela ser do tipo silvestre. No entanto, a Secretaria de Saúde informou que esta ação já foi realizada pelo setor.

O Secretário de Saúde, Vicente Reginaldo Teixeira, relatou que na primeira semana de Janeiro, a equipe de epidemiologia, agentes de saúde e endemias se reuniram para montar um plano de ação referente à Febre Amarela, se antecipando assim ao solicitado pela GRS.

Apesar de não haver nenhum caso confirmado em Arcos, tanto em animais, como em humanos, o caso de Japaraíba, coloca, segundo informou a Secretaria de Estado de Minas Gerais, a cidade em estado de alerta.

Atualmente, 100% da zona rural de Arcos foi visitada e cerca de 90% dos moradores foram vacinados. Na próxima sexta-feira, a equipe vai iniciar uma busca ativa nas residências da zona rural com o objetivo de atingir 100% dos moradores.

É importante ressaltar que em Arcos não foi confirmado nenhum caso e que todas as ações são de prevenção da doença.

Vacinação nos postos de saúde
A vacinação contra a febre amarela continua normalmente nos PSFs.
A Secretaria de Saúde recebeu 3 mil doses da vacina, que foram distribuídas ontem (07) e hoje (08). Amanhã (09), o município receberá mais 3 mil doses que serão aplicadas nos postos de saúde.