Dia da Consciência Negra: Evento da Prefeitura foi destaque


Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Fotos: Asscom Prefeitura


Na noite de ontem, 20, no hall de entrada da Casa de Cultura, a prefeitura de Arcos promoveu uma solenidade especial sobre o Dia da Consciência Negra. Evento de grande repercussão positiva, que abarcou apresentações artísticas e musicais, exposições de artesanato, rodas de capoeira e várias homenagens à comunidade negra. 

O público compareceu e teve a oportunidade de acompanhar, reconhecer e valorizar a nossa herança, nossa cultura. A data de 20 de novembro é um importante marco para refletirmos sobre nosso legado e conhecermos verdadeiramente nossa origem e identidade.

Dados do site redeasta.com.br aponta que, hoje, a população negra brasileira corresponde a mais de 50% da população geral.

A título de conhecimento

O Dia da Consciência Negra foi determinado durante o governo Lula (2003-2010), a partir da Lei nº 10.639, que também instaurou a inclusão do tema ”História e Cultura Afro-Brasileira” no conteúdo escolar brasileiro.

No governo de Dilma Rousseff, por meio da Lei nº 12.519, a data foi oficializada. O documento, então, estabeleceu o ”Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”.

A data de 20 de novembro faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, o mais importante líder de um dos mais conhecidos quilombos da história da escravidão no Brasil, o Quilombo dos Palmares.

FOTOS

Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Política de Privacidade