Dezembro Vermelho: Coordenação de PSF’s faz Campanha de conscientização e distribuição de preservativos

Nos últimos dias a equipe de mobilização esteve na Feirinha da Praça de Eventos, no Presídio e na APAC

• Sexta-Feira, 21 de dezembro de 2018

Nos dias 12, 13 e 20 a Secretaria Municipal de Saúde e Enfermagem, por meio da Coordenação de PSF’s estiveram em campanha de conscientização a respeito do ‘Dezembro Vermelho’ na Feirinha da Praça de Eventos, no Presídio e na APAC. A ação teve como objetivo esclarecer dúvidas das pessoas sobre o HIV / AIDS e também ministrar palestras que englobam informações a respeito dos meios de contágio do vírus e de prevenção.

A equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem montou um stand na Feirinha - da Praça de Eventos ‘Joaquim Verdureiro’ para distribuição de panfletos e preservativos, além de expor um cartaz com temas que elucidam o avanço no combate à doença no país e as principais orientações de como se prevenir.

Já na SUAPI (Subsecretaria de Administração Prisional), unidade de Arcos, eles percorreram a ala principal do presídio para levar esclarecimentos e responder os questionamentos dos presidiários, principalmente sobre as formas de contágio e sintomas do HIV/AIDS, ação esta que se estendeu aos condenados em recuperação da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados).

Para a coordenadora dos PSF’s, Daniella Ribeiro, a campanha ‘Dezembro Vermelho’ se tornou essencial para romper os mitos e preconceitos a respeito do HIV/AIDS. “Quando levamos informações às pessoas percebemos o quanto é importante esta campanha para que possamos esclarecer as duvidas e, principalmente, quebrar os tabus em torno da transmissão da doença”, salienta.

Já para o secretário de Saúde, João Julio Cardoso, nestes 30 anos de luta e no combate ao HIV/AIDS, ainda é necessário que toda a sociedade se atentem para a prevenção. “Avançou-se muito no tratamento deste vírus, mas é preciso que as pessoas tenham ciência de que ainda não a cura e que o melhor caminho seja pela atitude preventiva de contágio”, ressaltou.

FOTOS