De mandiopan a linguiça defumada na hora:  CONFIRA AS DELÍCIAS DO FESTIVAL

Pratos doces e salgados vão poder ser saboreados pelos participantes. O melhor da culinária local e regional estará disponível no evento

  • Por: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Helenita Cristina Teixeira Mendonça, moradora do bairro Lourdes, cresceu comendo e vendo a mãe preparar o mandiopã, um chips à base de mandioca. As lembranças da família reunida na roça, tomando café e saboreando o petisco, Helenita vai reviver e proporcionar que mais pessoas sintam o sabor do salgadinho quente, frito na hora. Ela é uma das dezenas de expositores, que vai proporcionar à população os melhores pratos regionais, no I Festival de Gastronomia ‘Delícias da Roça’.

Helenita também comercializará o doce de amendoim conhecido como beijo-quente 

O evento é uma promoção da Prefeitura de Arcos, com o apoio da Câmara Municipal e ACE/CDL. Dentre as delícias comercializadas estão: carne no bafo, biscoito frito, linguiça defumada na hora, ‘arroz de barranco’ no fogão à lenha, galinha caipira com arroz, derivados do milho (pamonha, bolinho, milho na chapa com carne), pão de queijo, broa, bolo, torresmo de rolo, rabada, caldos (de miúdos, abóbora, mocotó, feijão e galinha), batata recheada, batata no cone, isca de filé de tilápia, costelinha com mandioca, mandiopan, doce de leite, doce de mamão, rapadura, melado, tapioca e cuscuz.

As barracas foram disponibilizadas para feirantes da Feira do Produtor Rural de Arcos, artesãos do Município de Arcos, produtores e comerciantes de produtos típicos do meio rural, comerciantes de bebidas, entidades sem fins lucrativos independente de sua finalidade e expositores de Festival de Gastronomia Rural com participação comprovada em outros festivais, mediante processo de Chamamento Público.

Até o presente momento, a maioria dos comerciantes é de Arcos e sete expositores da cidade de Itapecerica. O coordenador da Feira de Arcos, Tetê Diniz, explica que as barracas foram disponibilizadas para os feirantes do município, no entanto, muitos deles não quiseram participar. Inclusive, nos fornos confeccionados para o evento, apenas uma feirante de Arcos aceitou usá-los. “Este é o primeiro Festival da cidade, portanto, os feirantes de Itapecerica estão vindo para nos auxiliar, porque eles já têm tradição e experiência”, destaca Diniz.   

É importante informar que na tarde desta segunda-feira, havia vagas para pessoas montarem barracas. As inscrições vão até o dia 14.

PROGRAMAÇÃO DAS BARRACAS

14 de julho

16h - Abertura das barracas

15 de julho

10h - Abertura das barracas

16 de julho

10h - Abertura das barracas


17 de julho

10h - Abertura das barracas

Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Política de Privacidade