Barraqueiros comemoram faturamentos no Festival de Gastronomia de Arcos

Comerciante conta que vendeu em um dia e meio todo o estoque que tinha preparado para os quatro dias de festa; barraqueira revela que vendeu em Arcos a mesma proporção do que comercializa em Itapecerica, onde o festival acontece há muitos anos

Está todo muito feliz com o sucesso do Festival de Gastronomia ‘Delícias da Roça’. A Prefeitura, em ver o contentamento das pessoas. A população, que se divertiu muito. E os comerciantes, que faturaram com a festa.

Uma das barracas muito visitadas no Festival foi a da D. Maria do Didi, onde ela produzia e assava na hora pão de queijo, rosquinha, biscoito e outras delícias. D. Maria, a mentora da barraca, é de Itapecerica, onde acontece o tradicional ‘Festival de Gastronomia’, e onde ela participa há 9 anos. Quando decidiu comercializar quitandas na festa de Arcos, ela não esperava tanto lucro. “Eu vendi em Arcos o mesmo tanto que estou acostumada a vender em Itapecerica. Compensou demais participar. E a festa é nota 10”, avaliou.

Rafaela Henrique Bianque montou uma barraca com doces, tapiocas e cuscuz. Ela e a família trabalham na Feirinha de Arcos e se surpreenderam com a demanda. “Eu vendi de três a cinco vezes mais o que estou habituada a vender na Feira. Bom demais!”, comemora.

Para conseguir atender o Festival, a comerciante Eliana precisou correr. Isso porque ela tinha preparado caldos e macarrões para serem vendidos na festa. Só que toda a produção dela, que era para os quatro dias, acabou na manhã do segundo dia de festa. “Eu estava acostumada a vender 8 quilos de feijão na feira de Arcos e vendi 120 quilos. Já macarrão, passou de 10 para 125 quilos. Foi espetacular. Ano que vem, eu quero participar de novo”.

Uma da atrações do Festival foi a presença dos índios pataxós, que comercializaram artesanatos. Shawanawa Ribeiro é membro da tribo e participa do Festival de Gastronomia de Itapecerica. Ele está satisfeito com as vendas em Arcos. “Muito boas. O Festival daqui está mais completo que o de Itapecerica, porque tem muitas atrações”.

A Prefeitura também apostou no Festival como forma de fomentar a economia e valorizar os comerciantes.