Aumenta em 46% a procura pela Biblioteca Municipal

Dados apurados entre 2016 a 2018 apontam para um crescimento significativo

A coordenadoria da Biblioteca Municipal ‘Jarbas Ferreira Pires’ divulgou, nesta sexta-feira, 23, os dados que destacam o aumento pela procura dos serviços da instituição. Segundo informações apuradas, entre 2016 e novembro de 2018, houve um crescimento de 46% de acesso a internet, empréstimos de livros e de uso do espaço para desenvolvimento de trabalhos escolares e pesquisa. Somente neste ano, mais de 10 mil pessoas passaram pelo local.

Atualmente, a Biblioteca conta com um acervo de aproximadamente 30 mil exemplares de livros cadastrados e 06 computadores, além de serviços diários, ações de fomento a pesquisa e lúdicas, como a disponibilidade de exemplares de revistas, jornais e o projeto ‘Hora do Conto’, que incentiva a leitura em crianças e gera oportunidade do primeiro contato com livros e estórias clássicas infantis.

Um dos fatores para este aumento de procura do espaço está no desempenho de atividades alusivas a datas comemorativas: Dia do Livro, Dia do Estudante, Dia Internacional da Mulher, Dia da Consciência Negra, Dia da Criança e de  confecção de marcadores de livros e brindes para os leitores mais freqüentes, especialmente na produção de painéis, cartazes e banners que traduzem as principais histórias da nossa cultura.

A coordenadora da Biblioteca Municipal, Telma Alves, ressalta que também é realizado o contato com as Escolas do município para agendamento de visitas programadas. “Buscamos sempre manter o contato com escolas municipais e estaduais para que sejam programadas visitas pedagógicas e de estimulo a cultura e leitura. Estamos felizes em alcançar um índice satisfatório de busca pela Biblioteca, principalmente saber que nossos cidadãos ainda prezam o mundo da literatura”, comemorou.

Para a estudante do Ensino Médio, da Escola Estadual Berenice de Magalhães Pinto, Letícia Figueiredo, a área de estudo e pesquisa para ela tornou-se fundamental na a realização de trabalhos e pesquisa. “Temos um espaço muito bom, agradável e com recursos para desenvolver os meus trabalhos escolares e como não tenho internet em casa  consigo fazer as pesquisas na rede, além de fazer empréstimos de livros constantemente”, disse.

De acordo com o prefeito, Denilson Teixeira, esses dados significam o empenho contínuo dos colaboradores da Biblioteca e do interesse das pessoas pela leitura e o acesso a pesquisa. “Acredito que este resultado positivo se deve ao empenho e carinho que os funcionários da Biblioteca têm por aquele espaço. Devemos ter este compromisso sempre de estimular as diversas gerações pela leitura.

A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 17h45, para todos os atendimentos, inclusive para cadastro e obtenção das carteirinhas

FOTOS