Arcos tem avaliação de 92,67% em ações de vigilância em saúde

Percentual coloca município em nível de destaque e desempenho satisfatório

• Quarta-Feira, 21 de novembro de 2018
  • Saúde

Nesta terça-feira, 20, a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Ângela Margarete, o Supervisor de Vigilância Sanitária, Ismeraldino Beirigo e a Fiscal Sanitária, Adriana Lopes, compareceram à SRS - Superintendência Regional de Saúde - em Divinópolis, para a avaliação das ações em saúde do município de Arcos, desenvolvidas no segundo quadrimestre que compreende o período dos meses de maio a agosto de 2018.

A avaliação das ações em vigilância em saúde do município é de suma importância, pois tem como objetivo avaliar o grau de atuação dos serviços e verificar o alcance das metas pactuadas no quadrimestre, entre o município de Arcos e o Ministério da Saúde. Esta avaliação permite identificar como o município está desenvolvendo suas ações em vigilância epidemiológica, ambiental e sanitária, pretendendo-se, sobretudo identificar também as fragilidades e dificuldades no desempenho e no alcance das metas.

Outro aspecto é permitir tomada de decisões de forma oportuna e adequada, que visam melhorar a prevenção e o controle de doenças e agravos priorizados. De acordo com índices, os indicadores pontuaram que o município de Arcos alcançou um percentual de 92,67%, no cumprimento das metas pactuadas da vigilância em Saúde, sendo avaliados 36 indicadores de saúde no setor das Vigilâncias Epidemiológica, Ambiental e Sanitária.

De acordo com a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Ângela Margarete, "para Arcos, que está entre os 54 municípios que compõem essa Superintendência, este desempenho obtido é significativo no quadrimestre avaliado e que alcançar 92,67% das metas pactuadas com o Ministério da Saúde é satisfatório", conclui.

Já o Supervisor de Vigilância Sanitária, Ismeraldino Beirigo, "este percentual é o resultado do trabalho que a Vigilância Sanitária de Arcos tem realizado e que os indicadores confirmaram somados ao contexto da Vigilância em Saúde", finaliza.

Para o prefeito, Denilson Teixeira, esta é uma boa notícia e que Arcos mesmo sendo um dos municípios que sofre com os efeitos da falta de repasses, este percentual de 92,67% é o reflexo que o Governo de Arcos está no caminho certo na qualidade dos serviços prestados em Saúde.