Arcos promove abertura inédita no JEMG e emociona alunos-atletas de MG

Arcos está sediando o maior e mais importante programa esportivo-social do Estado, os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) e para iniciar o evento a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Semcelt) promoveu uma abertura inédita no campeonato, com muita música, dança e boate. O evento que ocorreu na noite desta terça-feira (11) no Poliesportivo Municipal, reuniu quase 60 delegações e cerca de dois mil alunos estavam presentes. Além disso, a abertura oficial contou com a participação do secretário de Estado de Esportes Arnaldo Gontijo de Freitas, o representante da Secretaria de Estado de Educação, superintendente de ensino da 12º SER de Divinópolis, Sílvio Faria Novais, o prefeito Denilson Teixeira, o vice-prefeito Halph Carvalho, secretários municipais, vereadores e representantes da Superintendência Regional de Ensino.

Conforme o secretário de Estado de Esportes Arnaldo Gontijo de Freitas, no mesmo dia da abertura oficial em Arcos, outras cidades também promoveram o início da Etapa Regional do JEMG, no entanto Arnaldo Gontijo escolheu o município para participar do evento. "Estou honrado em participar desta abertura e ver cerca de dois mil alunos presentes no campeonato. O esporte é socialização, investir neste setor representa um grande ganho para Arcos. Mesmo que esses estudantes não se concretizem como atletas de rendimento, os princípios, os valores e a disciplina que aprendem no esporte transformam a vida desses adolescentes", disse.

Durante a abertura houve vários momentos que emocionaram os alunos-atletas. A fim de chamar a atenção para o acendimento da pira olímpica as luzes do Poliesportivo foram apagadas e só as luzes dos telefones iluminaram o local ao som de muita música e alegria dos alunos. Para acender a pira o campeão de Jiu Jitsu Léo Boyka e a esportista Rúbia Fernandes foram escolhidos, além disso, o grupo Garoto Cidadão também abrilhantou o evento com apresentações de dança e em seguida o artista Edmar de Castro animou a plateia com uma linda coreografia. Por fim, o JEMG se transformou em uma grande boate, com uma estrutura muito bem planejada e um mega show do duo de DJ's de renome internacional Efinito.

Segundo o coordenador de Esportes, Michel Ramos, Arcos tem tradição em sediar o JEMG devido a estrutura que a cidade oferece no que se refere ao grande número de quadras, infraestrutura do Poliesportivo Municipal, entre outros fatores. No entanto, desde 2012 o município não era sede do evento, motivo pelo qual a abertura foi ainda mais emocionante, pois tocou alunos e moradores que puderam matar a saudade da competição.

Pelo motivo de Arcos retornar a ser sede oficial da Etapa Regional do JEMG, a preocupação foi promover um evento que deixasse boas lembranças aos participantes, portanto, de acordo com a secretária da Semcelt, Flávia Carvalho, o objetivo foi de tornar a abertura um local que divertisse os estudantes e os inspirasse para as competições que ocorrem até sábado (15).

"Nossa proposta foi trazer diversão, entretenimento e inspiração aos alunos-atletas, a fim de promover a integração entre as delegações logo no início, com muita música, dança e festa. Foi tudo lindo, estou feliz com o resultado desse trabalho e o empenho da equipe em torná-lo realidade", afirmou.

O prefeito Denilson Teixeira também comentou sobre o evento e afirmou que Arcos está orgulhosa em sediar o maior e mais importante evento esportivo de MG, que incentiva a prática de esportes, a educação e a integração social. "Eu tenho muito orgulho em poder tornar Arcos sede oficial da Etapa Regional do JEMG depois da cidade estar fora durante cerca de cinco anos. Temos arcoenses com grande potencial esportivo e o incentivo ao esporte inspira nossos atletas. Podem contar comigo, as portas da Prefeitura sempre estarão abertas para talentos esportivos e sonho em ver nossos alunos brilhando em nível nacional e internacional", finalizou.

FOTOS