Arcos participa da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais

Criada em 2009, a Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais tem como objetivo incentivar os municípios mineiros a desenvolverem ações de promoção e divulgação do patrimônio cultural, que são de fundamental importância para tornar mais efetiva a participação social e a gestão compartilhada das políticas de preservação do patrimônio cultural no país.

O evento acontece a cada dois anos e, na edição de 2021, a Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais apresenta o tema “Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”, em comemoração ao Dia do Patrimônio Cultural, aos 50 anos do Iepha-MG e aos 25 anos do ICMS Patrimônio Cultural.

Nesta edição, a Jornada propõe ações educativas e de difusão do patrimônio cultural que promovam reflexões sobre a trajetória das políticas públicas do patrimônio cultural, novos patrimônios e novas tecnologias e lugares de memória.

Pensando nas dificuldades de se realizar a visitação presencial no momento de pandemia, a gestão municipal da cultura optou por disponibilizar o acesso ao patrimônio cultural e histórico de forma virtual, sendo esta a proposta de Arcos para participação na 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais: uma visita virtual de alguns de seus bens tombados (Mural em Óleo sobre tela - Painel de Arcos (Casa de Cultura); Subestação da Usina de Força - Bairro Niterói; Parque da Usina velha/ Casa de máquinas; Capela de São Julião; Gruta da Cazanga; Cruzeiro dos Martírios; Casa da Banda), conseguindo assim, divulgar seu patrimônio para um número maior de pessoas.

Para acessar a visita virtual dos bens tombados de Arcos, basta clicar no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=Lisx8OJPpRA