Arcos está fora da zona de risco para Febre Amarela

Ações efetivas da Secretaria Municipal de Saúde, em 2017, são um dos indicadores deste resultado.

• Quinta-Feira, 25 de janeiro de 2018

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais divulgou na tarde desta terça-feira (23) o boletim epidemiológico relacionado à Febre Amarela no estado. De acordo com as informações divulgadas no relatório a cidade de Arcos não compõe a zona de risco para a doença. Na região Centro-Oeste de Minas não foi registrado neste ano de 2018 nenhum caso da doença em macacos e nem em humanos até a data da divulgação do relatório.

Graças a campanha de prevenção à doença realizada pela prefeitura de Arcos em 2017, a cidade se tornou modelo para os demais municípios da região. Ainda em janeiro do ano passado, antes mesmo da solicitação da Gerência Regional de Saúde (GRS), em Divinópolis, para que os municípios realizassem ações efetivas de vacinação na zona rural, agentes de saúde e endemias ligados a Secretaria Municipal de Saúde já haviam realizado visitas a 100% da zona rural de Arcos e 90% dos moradores já haviam sido vacinados.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde estendeu o horário de vacinação nos Postos de Saúde da Família (PSF's) para atender pessoas que trabalham e não podem ir aos postos de saúde no horário normal de atendimento, oportunizando que 100% da população tivesse acesso à vacinação.

Na época, a confirmação do caso de epizootia que levou à morte um macaco na cidade de Japaraíba fez com que a GRS decretasse estado de alerta na cidade de Arcos, mesmo sem haver nenhum caso confirmado de Febre Amarela no município, tanto em macacos como em humanos. Dentre as ações de prevenção à doença adotadas pela Secretaria de Saúde estão também o combate aos focos do Aedes Aegypti, principal transmissor.

Vacina contra a Febre Amarela

A Secretaria Municipal de Saúde informa que pessoas que ainda não tenham sido imunizadas contra a Febre Amarela devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência para se vacinar e tirar dúvidas referentes à vacina. Além disso, o morador pode aproveitar para regularizar o cartão de vacinação.

A vacina atende qualquer faixa etária, porém, pessoas com mais de 60 anos de idade que apresentam problemas de saúde grave precisam de avaliação médica para fazer a vacinação.

A Secretaria reforça que não há motivos para pânico, uma vez que a cidade de Arcos está fora da zona de risco, não tendo registrado nenhum caso confirmado da doença.

Febre Amarela em MG

Segundo o boletim epidemiológico desta terça-feira (23) 25 pessoas morreram no estado em decorrência da Febre Amarela entre dezembro de 2017 e o atual momento. Vinte e duas pessoas têm a doença no estado e se encontram internadas ou já receberam alta. Ao todo são 87 casos suspeitos que aguardam resultados de exames e outras 12 mortes são investigadas.