Ações de castração animal são promovidas pela Prefeitura de Arcos

Iniciativa municipal foca no controle populacional de cães e gatos, e na garantia de bem-estar dos bichinhos, que ficam menos propensos a doenças, entre elas, o câncer

A recicladora Ana Flávia de Rezende levou o animalzinho de estimação dela hoje cedo para ser castrado. Ana Flávia é uma das beneficiadas pelo programa de Castração Animal, promovido pela Prefeitura de Arcos.

Pessoas que não têm condições de pagar pelo serviço para os animais de estimação contam com este benefício ofertado gratuitamente pelo Governo Municipal. “A ração já está muito cara. Se não fosse esta ajuda, não conseguiríamos castrar os animais, e eles teriam cada vez mais filhotes, que não teríamos como sustentar”, ressalta Ana Flávia.

O programa de Castração Animal funciona da seguinte forma: os interessados fazem a inscrição de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fica no andar térreo da Prefeitura. É preciso ir munido de uma foto impressa do animal, comprovante de residência e um documento pessoal do tutor.

Depois das inscrições, a castração é agendada. Ela sempre acontece nas quartas-feiras, na Clínica Veterinária São Francisco de Assis, do experiente veterinário José Aparecido da Silva (Zé Neca).

Serviço de castração é acompanhando pelo secretário de Obras, Daniel Mendonça; a diretora de Meio Ambiente, Joelma Fernandes; o prefeito, Claudenir José de Melo; a protetora de animais, Marilene Soraggi; o veterinário Zé Neca (responsável pelo trabalho) e o vereador Ademar Aureliano de Medeiros (Sorriso)

BENEFÍCIOS

A castração é considerada essencial para evitar futuros abandonos e a exposição dos gatos e cachorros a doenças. As superpopulações de cães e gatos contribuem, por sua vez, para o alastramento de epidemias como raiva e leishmaniose, a maior zoonose do país.

Em termos de bem-estar animal, a castração reduz o risco de câncer de mama e infecção no útero para as fêmeas, assim como diminui a propensão a câncer de próstata entre os machos. Os animais também ficam mais tranquilos.

O procedimento ainda facilita a vida dos tutores, porque reduz a demarcação de território com urina pelos machos, acaba com o sangramento vaginal das cadelas e evita os miados excessivos das gatas no cio.

INFORMAÇÕES

Para mais informações sobre o serviço de castração do município, ligue 3359-7943.