Zema solicita da União mais agilidade na liberação de dinheiro para cidades atingidas pelas chuvas

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos, com informações da Ag.Minas

Fotos: Asscom Prefeitura/Ministério do Desenvolvimento Regional

O governador Romeu Zema se reuniu, na noite de terça-feira (3/3), em Brasília, com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. O encontro serviu para alinhar e integrar as ações de auxílio aos atingidos pelas fortes chuvas que atingiram Minas Gerais entre janeiro e fevereiro deste ano. Zema também solicitou agilidade na liberação dos recursos do governo federal para os municípios mineiros que decretaram situação de emergência em decorrência dos temporais.

Arcos

A Prefeitura de Arcos, por meio das Secretarias de ‘Obras’ e ‘Planejamento’, cumpriu corretamente os prazos estabelecidos pela assinatura de seu Decreto de Emergência, o qual foi assinado pelo prefeito Denilson Teixeira, no dia 14/02, em virtude dos estragos causados pelas fortes chuvas dos dias 13 e 16 de fevereiro.

A Coordenadoria Estadual de Defesa civil de Minas Gerais está auxiliando as prefeituras na elaboração dos projetos e no preenchimento da documentação necessária para a solicitação do auxílio federal. Os recursos deverão ser destinados às ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais. Ao todo, cerca de 200 municípios mineiros decretaram situação de emergência por causa das chuvas.

O governador e o ministro também ressaltaram a importância da tecnologia na comunicação das pessoas para a prevenção de novos desastres. Os órgãos de Defesa Civil nacional e estadual disponibilizam alertas de riscos de tempestades, chuvas de granizo e rajadas de vento, por exemplo.