Vacinação contra poliomielite e sarampo terá início em Arcos na próxima semana

A Secretaria Municipal de Saúde espera vacinar 95% do público alvo, estimado em 1.721 crianças.

• Quarta-Feira, 01 de agosto de 2018
  • Saúde
  • Foto: Divulgação: Ministério da Saúde

Divulgação: Ministério da Saúde

Na próxima segunda-feira (6) começa em Arcos a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 95% das 1.721 crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias que estão entre o público alvo na cidade. A campanha termina no dia 30 de agosto e no dia 18 de agosto acontecerá o Dia D de mobilização nos 12 Postos de Saúde da Família da zona urbana e na unidade da Ilha.

De acordo com a responsável pela Imunização em Arcos, Ângela Margareti, as crianças que compõem o público alvo devem ser vacinadas independentes da dosagem que elas já tomaram. “A pólio e o sarampo são doenças que estavam erradicadas no Brasil. E essa campanha veio para prevenir e por isso a importância de que todas sejam imunizadas”, reforçou.

A campanha não atingirá adultos para a vacina de sarampo, mas segundo Ângela Margareti os adultos podem aproveitar a oportunidade para colocar o cartão de vacinas em dia. “A campanha é exclusiva para as crianças que fazem parte do público alvo.  O que orientamos é que todos estejam com o cartão de vacinação em dia porque sarampo pode afetar também os adultos. Pessoas de até 29 anos tem de ter 2 doses no cartão. De 29 anos a 49 anos tem de ter uma dose, desde que nunca tenha tido sarampo. Por isso é importante procurar o PSF mais próximo e checar a situação do cartão”.

Durante a campanha, pais e responsáveis devem procurar um dos 12 PSF’s da cidade e a unidade da Ilha de 9h às 16h, portando o cartão de vacinação das crianças.

Dia D

O Dia D de mobilização ocorrerá no dia 18 de agosto, de 8h às 16h, em todos os PSF’s da cidade e também na unidade da Ilha. São 13 salas de vacina disponibilizadas no município. A Fumusa é responsável apenas pela distribuição das vacinas. Enfermeiros e técnicos de enfermagem já foram treinados e capacitados para a campanha.