Superintendência Regional de Saúde disponibiliza 16 agentes de Endemias a Arcos

Ajuda vai intensificar o trabalho de campo de fiscalização e remoção de criadouros do mosquito

Reforço no combate ao Aedes. O Governo de Arcos, por meio do Comitê Intersetorial de Combate a Dengue, conseguiu, através da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, a disponibilização de 16 (dezesseis) agentes de Endemias que vão reforçar as ações de trabalho de campo focal, de fiscalização e de remoção de criadouros de mosquito.

Os novos agentes chegaram à cidade na última sexta-feira (18) e já, no dia seguinte, prontamente iniciaram os trabalhos de campos no bairro São Judas, com visitas técnicas de abordagens educativas de combate ao mosquito e de prevenção, com eliminação de recipientes que acumulam água e servem de proliferação de larvas.

Toda equipe é composta de agentes do Ministério da Saúde, remanescentes de instituições importantes, como a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) e a SUCAM (Superintendência de Campanhas de Saúde Pública) e que agora atuam nas Superintendências Regionais de Saúde de Sete Lagoas e Coronel Fabriciano. Experiência alinhada para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da Dengue, Zica e Chikungunya.

O coordenador de Endemias, Tiago Carvalho, ressalta a importância deste reforço. “Como ainda estamos no meio de uma epidemia, esse reforço vai ser de grande valia, pois nos ajudará muito no desempenho do trabalho vocal de campo, principalmente da identificação e eliminação de criadouros do mosquito Aedes”, disse.

De acordo com o prefeito, Denilson Teixeira, essa ajuda da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis vai auxiliar na agilidade dos trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Controle de Endemias de Arcos. “Sabemos que neste momento toda ajuda é bem-vinda, mas esses 16 dezesseis agentes que chegaram vão potencializar nossas ações de combate a essa epidemia que assola toda a cidade, “ressaltou.

Plano de Ação de Combate a Dengue

O Governo de Arcos vem alertando a população desde setembro quando saiu o resultado do LIRAa, o qual apontou que 93% dos focos estão dentro de casas. Em dezembro, foi decretado estado de emergência e um plano de ação foi elaborado para combater o mosquito Aedes Aegypti.

Uma força - tarefa teve início na última semana. Entre as ações estão: limpeza de lotes da prefeitura; um grupo foi montado para multar lotes sujos de propriedade particular; início do mutirão que vai reunir cerca de 80 pessoas, nas regiões com maior número de notificações, inclusive foram convidadas entidades e empresas para participarem; foi criada uma ala especial no Hospital Municipal São José - com contratação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e atendentes; a aplicação de fumacê Costal e Veicular desde dezembro.

Além disso, estamos com auxílio voluntário de um ‘drone’ para detectar lotes sujos e focos. Importante ressaltar que 93% dos focos estão nas residências e imóveis e que a participação da população no cuidado diário da sua residência é essencial. Nenhuma ação é tão importante quanto à das pessoas em suas casas. Vamos todos nos unirem contra a Dengue.

FOTOS