Setor de Epidemiologia promove orientação sobre a dengue em empresas de Arcos

• Segunda-Feira, 02 de março de 2020
  • Saúde

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Fotos: AssCom/Prefeitura   Vídeo: Ministério da Saúde

Na semana que passou, o Setor de Epidemiologia da Prefeitura de Arcos direcionou seus profissionais para apresentar palestra sobre ‘Prevenção contra a Dengue’ aos funcionários da CRH Cimentos e da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), duas grandes empresas da cidade.

Esse trabalho de conscientização faz parte do pacote de atividades desenvolvido pela Secretaria de Saúde, onde continuar, de forma permanente, com a mobilização é essencial. É sabido por todos que esse período crítico de verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, por causa das chuvas.

De acordo com Tiago Carvalho, Coordenador do Setor de Epidemiologia, a receptividade nas duas empresas foi excelente! “Nossas ações junto aos funcionários foram no sentido de recomendação, em não descuidar nenhum momento e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir os focos”, disse.

O Coordenador ainda lembra que toda a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito, pois essa é a única forma de prevenção.

NÚMEROS E AÇÕES

O último LIRAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti), de janeiro de 2020, apontou índice de 7.1 (alto risco). Veja quadro.

O Governo de Arcos se desdobra em várias ações. Uma delas, e muito importante, foi estabelecer um cronograma de mutirões de limpeza na cidade. No dia 19 de fevereiro, o primeiro aconteceu nos bairros da região oeste - São Judas, Novo São Judas, Juá e Jardim Canadá. Membros da Secretaria de Saúde, Agentes Comunitários da Saúde e Agentes de Combate às Endemias do PSF da localidade atuaram juntamente com Fiscais de Postura e funcionários da Secretaria de Integração Social e Secretaria de Meio Ambiente.