Nesta quarta-feira (17) o coordenador do setor de Endemias, Tiago Carvalho, juntamente com representantes das secretárias de Fazenda, Meio Ambiente, Obras, Educação, Saúde, dos Postos de Saúde da Família e Comitê da Dengue se reuniram para definir estratégias de trabalho a serem realizadas durante o primeiro Mutirão de Limpeza de bairros de 2018. O mutirão ocorrerá no próximo sábado (20), de 7h às 11h.
Os primeiros bairros a serem contemplados com a ação serão Niterói, Esperança I e II, Cruzeiro, Novo Horizonte, São Francisco. De acordo com Tiago Carvalho, a zona norte foi estrategicamente escolhida devido a quantidade de focos do mosquito Aedes aegypti encontrados nas residências. "A região foi a escolhida de maneira a eliminar os criadouros do mosquito. Segundo o LIRAa que realizamos neste mês 93% dos focos do mosquito estão nas residências. E foram em várias casas dos bairros da região norte onde encontrados os maiores índices positivos de infestação do mosquito", ressalta Tiago.
Empenho
Durante o mutirão mais de 100 pessoas, dentre elas agentes comunitários de Saúde e agentes comunitários de combate a Endemias, irão de casa em casa com intuito de acabar com os criadouros do Aedes aegypti e orientar os moradores. Ocorrerá também a distribuição de panfletos educativos sobre formas de combater o mosquito e prevenir a dengue, chikungunya, febre amarela e vírus Zika.
Lixo
O coordenador de Endemias lembra que serão recolhidos os seguintes tipos de lixo: pneus, latas e potes, garrafas, plásticos e lonas, papel e papelão, tanques, tambores ou qualquer outro recipiente que acumulam água.
Moradores que tiverem em casa móveis velhos, galhos de árvores, folhas e restos de grama, tábuas e madeiras em geral deverão ligar para a Secretaria de Meio Ambiente e solicitar agendamento para que seja recolhido o lixo. O telefone é o (37) 3359-7922. Entulho de construção e montes de terra devem ser recolhidos por iniciativa do próprio morador, de forma particular.
Outras ações
Outros cinco Mutirões de Limpeza já estão programados. As regiões onde as ações ocorrerão serão definidas segundo o índice de infestação indicado no LIRAa.
Campanha contra o Aedes
Nesta quarta-feira (17) o Governo de Arcos lançou a campanha "Arcos contra o Aedes". O foco neste ano é a população e por isso o slogan é "Arcos inteira conta com você". A campanha foi pensada após o primeiro LIRAa de 2018 indicar que 93% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão nas residências.
Tiago Carvalho lembra que sem o apoio da população se torna impossível a luta contra o mosquito. "A população precisa se empenhar e apoiar as ações realizadas pelo setor de Endemias. Na luta contra o Aedes é necessário que todos se unam e colaborem. O simples fato de eliminar um criadouro reflete positivamente no combate ao mosquito. a população é uma peça fundamental para que esta guerra seja vencida".
Sexta-Feira, 17 de janeiro de 2025
Domingo, 12 de janeiro de 2025
Sexta-Feira, 10 de janeiro de 2025
Sexta-Feira, 10 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Terça-Feira, 07 de janeiro de 2025
Terça-Feira, 07 de janeiro de 2025
Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade