Servidores Municipais participam de treinamento contra incêndios

A Secretaria de Planejamento, através do setor de segurança do trabalho, realizou nesta semana um treinamento contra incêndios para servidores públicos. A iniciativa surgiu com o intuito de formar uma brigada de incêndio nos prédios públicos, ou seja, capacitar um grupo de pessoas para fazer atendimentos em caso de emergência.

O treinamento foi dividido em duas etapas sendo a parte teórica na quarta-feira (04) e a parte prática na quinta feira (05). Primeiros socorros, combate a incêndio e como manusear equipamentos de segurança foram alguns dos assuntos tratados com o Soldado Sousa do Corpo de Bombeiros juntamente com servidores do hospital, secretaria de obras, secretaria de meio ambiente, secretaria de cultura, Fumusa e Associação Comercial.

De acordo com o engenheiro de segurança do trabalho Gustavo Luís Teixeira este treinamento é muito importante para a segurança de toda a população, não só dos servidores, mas de todos aqueles que estão em algum órgão público e com isso terão a garantia de que ali têm funcionários treinados para qualquer eventualidade.

Para o gerente financeiro João Paulo Gomes, "é importante fazer este curso de brigadista para que possamos saber mais das medidas cautelares, caso aconteça algum sinistro no nosso comércio, e a gente possa combater algum incêndio e colaborar com o corpo de bombeiros, com o comércio e também com a prefeitura municipal".

A norma regulamentadora do Corpo de Bombeiros exige que a prevenção seja feita e por isso já foram instalados extintores em todos os prédios públicos e realizado o treinamento das pessoas para poderem utilizar esses equipamentos. Após este treinamento os servidores são chamados de brigadistas e estão aptos para qualquer emergência ou pânico desta natureza.

Quem ministrou o treinamento foi o Soldado Sousa do Corpo de Bombeiros que reconhece a necessidade de trazer conhecimento aos participantes sobre como agir e se prevenir no caso de um sinistro envolvendo fogo, mostrando-lhes os tipos de iluminação e saídas de emergência de uma edificação, os tipos de extintores bem como o uso correto de cada um deles além dos diversos materiais que podem pegar fogo.

Ainda de acordo com o Soldado, "outra questão importante do curso é a organização da brigada, sendo que cada um devera ter suas funções pré definidas para que possam atuar de forma coordenada, além da necessidade de um treinamento constante quando for preciso atuar".

FOTOS