Serviço de castração gratuita da Prefeitura de Arcos agrada tutores

Além de castrados, os animais recebem um microchip para facilitar a identificação e inibir abandonos

A Prefeitura de Arcos tem tratado a causa animal de forma muito séria. Entre as medidas adotadas está o serviço de castração de cães e gatos, gratuito, ofertados pelo Governo Municipal, que preza pela prevenção de zoonoses e controle populacional. Semanalmente, cerca de 25 animais passam pelo processo que inclui a implantação de um microchip, de forma indolor.

Por meio do microchip é possível identificar informações sobre os tutores. Quando o animal foge, fica muito mais fácil encontrá-lo. O programa também inibe eventuais abandonos.

As castrações e implantações dos microchips acontecem na Clínica Veterinária São Francisco de Assis, do experiente veterinário José Aparecido da Silva (Zé Neca), sob supervisão da veterinária Tânia de Castro, que é funcionária da Prefeitura. “A castração feita pela Prefeitura é por meio de uma cirurgia com acesso lateral, que proporciona uma recuperação mais rápida ao animal”, observa a veterinária.

Um serviço muito bem realizado, segundo avaliação da dona de casa Beatriz de Fátima Faria, moradora do bairro Esplanada. Ela tem 10 cães e levou o cachorro de uma vizinha para ser castrado. “Não tem programa melhor que este da Prefeitura. A castração inibe que mais animais nasçam, que sejam abandonados e judiados nas ruas”.

Adriana Laura, moradora do bairro São Judas, levou a vira-lata Francisca de Cássia para a castração. “Os animais recebem cuidados e se recuperam muito bem da castração feita aqui”.

COMO O PROGRAMA DE CASTRAÇÃO ANIMAL FUNCIONA

Os interessados fazem a inscrição de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fica no andar térreo da Prefeitura. É preciso ir munido de uma foto impressa do animal, comprovante de residência e um documento pessoal do tutor.

Depois das inscrições, a castração é agendada. Ela acontece nas quartas-feiras, na Clínica Veterinária São Francisco de Assis.