Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacina bivalente contra a Covid-19 está disponível para todos os grupos prioritários

Aplicação acontece nos Postos de Saúde da Família

• Quarta-Feira, 22 de março de 2023

Asessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos/MG, com informações do MS

A Prefeitura de Arcos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que está disponível  nos Postos de Saúde da Família do município de Arcos, a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 para todos os grupos prioritários. A orientação segue as recomendações do Ofício Circular 50/2023 da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde.

Inicialmente, o governo federal determinava que as doses de bivalente deveriam ser aplicadas de maneira escalonada - concluindo um grupo para iniciar a vacinação em outro e assim por diante. Agora, segundo o documento, considerando a entrega oportuna dos imunobiológicos pelos fornecedores e a capacidade operacional de distribuição de doses aos estados, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação para todos os contemplados dentro dos grupos prioritários, sem escalonamento.

As vacinas bivalentes da Pfizer oferecem proteção contra a variante original do vírus causador da covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, variante de preocupação no momento. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já atestou a segurança das doses disponíveis no Brasil.

Conheça os grupos prioritários