Secretaria de Sáude promove evento no centro da cidade, fechando com êxito a campanha do Outubro Rosa

• Quinta-Feira, 28 de outubro de 2021

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Na tarde desta quinta-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de seus profissionais, promoveu um importante encontro no centro da cidade, para evidenciar ainda mais o mês de conscientização da prevenção do câncer de mama, já que as ações neste sentido vêm acontecendo, diariamente, nos postos de saúde da família.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, correspondendo a 29% dos novos casos da doença ao ano. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental e aumenta as chances de cura do câncer de mama.

Relatos de cidadãs arcoenses, que passaram por este problema, ilustraram ricamente o evento, e que teve ainda a conscientização de populares no entorno da praça do Vivi e caminhada pela vida.

“Precisamos mudar este cenário, informando e conscientizando toda sociedade de que o câncer, quando diagnosticado precocemente, tem seu índice de cura de até 95%. Não esperem acontecer o que aconteceu comigo!”, disse a convidada Aparecida Garcia Vidal, em seu emocionante relato aos presentes.

Participação também especial

Importante destacar a participação de profissionais da ACCOM (Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas) de Divinópolis/MG, que após quase dois anos, retornaram às atividades para levar a mensagem de alerta e conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero para toda população.

Secretaria Municipal de Saúde

E os trabalhos de conscientização não param. A Secretaria Municipal de Saúde já prepara várias ações para outra campanha muito importante, no caso, para os homens - o Novembro Azul - que trata da prevenção do câncer de próstata.

Ninguém no mundo está livre de ser abalado por uma doença, seja ela física ou mental. Todas as ações serão no sentido de conscientizar a população masculina da necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente.

Ser homem é também se cuidar: é praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata.