Secretaria de Educação faz lançamento de plataforma digital

Os alunos poderão acessar salas de aulas virtuais, gerenciadas pelos professores, por meio da plataforma Google para Educação

  • Por: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

FOTO:AssCom


Os Educadores da Rede Municipal de Ensino realizaram, nos dias 24 e 25 de junho, o lançamento da plataforma digital que será utilizada para aperfeiçoar e institucionalizar a interação aluno/professor. As famílias foram às escolas para buscarem as atividades pedagógicas que são entregues quinzenalmente e, na ocasião, receberam o login e a senha individuais para que os estudantes tenham acesso à plataforma.

Para que a criança tenha acesso à sala de aula virtual, os pais e/ou responsáveis deverão acessar o Google Classroom pelo computador, usando o endereço www.classroom.google.com, ou baixar os aplicativos Classroom e Google Meet pelos celulares. Os professores já prepararam o ambiente virtual para a chegada dos estudantes e o processo de interação on-line deverá acontecer respeitando o tempo de cada um, até que todos consigam se familiarizar com as ferramentas da plataforma.

Para o vice-prefeito e secretário de educação, Halph Carvalho, sem a presença dos alunos nas escolas e creches é preciso buscar diariamente novas soluções para que o processo de ensino-aprendizagem não deixe de acontecer. “Estamos vivendo tempos difíceis e que não esperámos demorar tanto a passar, justamente por isso estamos nos adequando e reinventando caminhos para a educação”.

Há mais de dois meses os professores da Rede Municipal de Ensino estão confeccionando os blocos de atividades pedagógicas, as famílias estão buscando nas escolas e as crianças estão estudando em casa. “Temos visto que está dando muito certo! No entanto, entendemos que é momento de avançar no quesito interação. É necessário que os alunos tenham contato com seus professores com mais frequência, mesmo que a distância.” Afirma o secretário de educação.

A intenção da Secretaria de Educação de iniciar o processo de utilização da tecnologia educacional é proporcionar maior comunicação entre o aluno e o professor. A interação no processo educacional é essencial, segundo o secretário Halph Carvalho, principalmente entre as crianças, devendo ocorrer sempre de forma institucional, tendo em vista que essa interação tem sido uma das cobranças dos órgãos de assessoria e inspeção da Secretaria de Estado de Educação.

O secretário de educação comenta que o processo de educação digital é desafiante para todos, até mesmo para os educadores, que já passaram por capacitações e ainda estão conhecendo e aprendendo as ferramentas da plataforma. “Todos vamos aprender juntos, familiares, alunos, professores, supervisão e direção. Ninguém sabe todas as respostas, tão pouco estava preparado para tudo o que estamos passando nessa pandemia. Dessa forma, faremos esse novo trajeto com os recursos educacionais digitais de forma tranquila, conhecendo e buscando aos poucos nos familiarizar com a nova tecnologia.”

             

Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Política de Privacidade