Secretária de Educação explica sobre como se dará a retomada do ano letivo 2022

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Lidiane Silva, Secretária Municipal de Educação, inicia a entrevista dizendo que está tudo preparado para o retorno das aulas, no dia 07 de fevereiro.

"As férias estão acabando e com elas vieram novos casos de Covid-19 em todo o Brasil. Em Arcos, não foi diferente. Chegamos a zerar os números de contaminados no fim de 2021. As aulas deram-se de maneira presencial, de forma muito tranquila, seguindo todos os protocolos sanitários, e finalizamos o ano letivo em 17 de dezembro".

E continua: "Como o Governo do Estado não fez nenhuma restrição até o momento, assim como não há decreto impeditivo do Governo Municipal, a Secretaria de Educação informa que está com tudo preparado para o retorno das aulas, no dia 7 de fevereiro, 100% presencial. Caso haja alguma mudança, as aulas poderão ser ofertadas de maneira híbrida, como no 3° bimestre de 2021”. disse a mandatária da pasta.

Veja outras questões abordadas.

Há possibilidade de mudança de data?

Lidiane: Não, o calendário escolar será cumprido normalmente, e a data de retorno será 7 de fevereiro, seja presencial ou híbrido.

Os profissionais da Educação terão que comprovar vacinação?

Lidiane: Sim, há um decreto expedido em 2021, que prevê a exigência da apresentação do cartão de vacina para todos os funcionários públicos municipais. Assim, os profissionais da Educação apresentaram cópia do cartão de vacina aos seus diretores e à secretaria. Os profissionais que serão contratados para o exercício de 2022, conforme edital de designação, deverão apresentar o cartão no ato da contratação.

As escolas já estão abertas?

Lidiane: As escolas estarão abertas com suas secretarias funcionando a partir do dia 1° de fevereiro.

Ainda haverá matrícula?

Lidiane: Sim, haverá efetivação de matrículas para alunos do 1° ano do Ensino Fundamental. Os pais ou responsável deverão se dirigir à escola a qual o aluno foi direcionado pelo SUCEM. Para saber qual escola, acesse cadastroescolar.educacao.mg.gov.br

As matrículas acontecerão no período de 1° a 4 de fevereiro.

Documentos necessários:

* Cópia da alocação do aluno (SUCEM)

* Comprovante de Residência

* Certidão de Nascimento

*Cópia do Cartão de Vacina

* Declaração do postinho de Saúde.

As crianças serão obrigadas a vacinar para o retorno?

Lidiane: Não, as vacinas ofertadas (até o momento dessa entrevista) foram somente para crianças de 5 a 11 com comorbidades. Sendo assim, não será exigida comprovação de vacina contra Covid 19.

Este ano haverá distribuição de kit escolar e uniformes?

Lidiane: Sim foram distribuídos kits escolares quando do retorno presencial no fim de 2021. E para 2022, já foram realizadas licitações para novos kits escolares e para os novos uniformes (com novidades). A entrega deve ocorrer ainda no primeiro bimestre de 2022.

A Secretária de Educação está funcionando normalmente durante o período de férias escolares.  Mais informações: 3352 1064 / 3352 1065