Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos
Fotos: ASSCOM
Na última sexta-feira (06) a Praça da Matriz se vestiu com as cores do Brasil. O Governo de Arcos, por meio da Secretaria de Educação realizou mais uma edição do Sarau da Independência que, neste ano, trouxe como tema a diversidade de ritmos da cultura arcoense e brasileira. Os alunos da rede de ensino do município deram um show de criatividade com suas apresentações, traduzindo o verdadeiro espírito de nacionalidade.
Ao todo, 25 (vinte cincos) escolas e instituições se apresentaram durante as mais de 05 horas de espetáculos, com performances de dança, música e teatro, que emocionaram a todos, especialmente pela originalidade e riqueza de detalhes que (re) contaram a pluralidade da cultura do país.
A cada apresentação, a história de Arcos e do Brasil ganhava forma nas interpretações artísticas dos alunos, com o recorte de cenas que remeteram os 197 anos da independência do Brasil e de resgates de fatos e personagens que marcaram os 81 anos de emancipação política do município.
A música ‘A Praça’, de autoria do arcoense, Nilo Peixoto, sucesso em todo o país, nos anos 80, foi homenageada em dois momentos das apresentações. A origem do nome de Arcos também foi relembrada em performances de alunos, que trouxe a importância da chegada dos tropeiros na região. Várias escolas também trouxeram a riqueza cultural brasileira, com apresentações de ritmos musicais e folclóricas que traduzem a identidade do povo brasileiro.
O prefeito Denilson Teixeira destacou o sucesso e o empenho dos alunos e professores que participaram do Sarau da Independência. “Estamos orgulhosos pela tamanha riqueza dos detalhes de todas as apresentações. Um espetáculo que nos encheram de orgulho e amor da pátria e da nossa cidade. O Brasil é um país que tem uma história que deve ser celebrada, principalmente pelas conquistas e a força de seu povo. Parabéns a todos os nossos alunos e professores que deram o seu melhor para a realização do nosso Sarau da Independência!”.
Já a secretária de Educação, Sônia Teixeira de Castro ressaltou que o formato do evento proporciona maior engajamento dos alunos na releitura dos marcos históricos do país e do município. “As apresentações artísticas do Sarau da Independência demonstraram o quanto os alunos aprofundaram e pesquisaram a fundo as histórias que marcaram o nosso país e a nossa cidade. Um momento importante de soberania, cidadania e autoconhecimento”.
Para a mãe do aluno Gregori de Oliveira - 09 anos, Sandra Oliveira da Silva, ver o filho interpretar com os coleguinhas os ritmos musicais do Brasil simboliza tudo o que ela viveu enquanto criança. “Estou emocionada! Fico tão feliz de ver que as escolas ainda preservam este hábito de comemorar a nossa independência. E eu vi que este ano, além de homenagear o Brasil, os alunos também trouxeram muitas coisas que marcaram a história de nossa cidade”.
Estrutura de encher os olhos
Esta edição do Sarau da Independência contou com uma estrutura que deixou o evento bem mais bonito - com palco, iluminação e decoração - que fizeram a diferença para as apresentações de todas as instituições de ensino.
Sexta-Feira, 17 de janeiro de 2025
Domingo, 12 de janeiro de 2025
Sexta-Feira, 10 de janeiro de 2025
Sexta-Feira, 10 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Terça-Feira, 07 de janeiro de 2025
Terça-Feira, 07 de janeiro de 2025
Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade