SAMU realiza capacitação com enfermeiros e técnicos de enfermagem em Arcos

• Segunda-Feira, 20 de março de 2017

Na última semana, a Secretaria Municipal da Saúde recebeu a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que ofereceu um treinamento para enfermeiros e técnicos de enfermagem que irão prestar serviços à comunidade. A capacitação ocorreu nas dependências da Câmara Municipal dos Vereadores de Arcos.

Na oportunidade, a equipe de enfermagem do município foi exposta a exercícios e práticas de atendimento de urgência, em bonecos de treinamentos para primeiros socorros. Houve a explicação sobre o funcionamento de equipamentos, aparelhos e acessórios utilizados durante a assistência aos socorridos, bem como os procedimentos de emergência que devem ser adotados no atendimento de vítimas de acidentes, que foram orientados e supervisionados de perto pela enfermeira do núcleo de educação permanente do SAMU, Larissa Martins Santos.

Procedimentos avançados de socorro também foram trabalhados, a exemplo das intervenções que são necessárias em paradas cardiorrespiratórias em adultos e bebês recém-nascidos, e a reanimação cardiopulmonar e toda a sequência do atendimento. De acordo com a instrutora da capacitação, os enfermeiros e técnicos de enfermagem estão aptos em orientar a população sobre o funcionamento do serviço, inclusive informar sobre o serviço oferecido via telefone, com relação às situações que um médico regulador está de prontidão na central de atendimento, em Divinópolis, para conduzir e orientar procedimentos até a chegada do socorro.

O serviço em questão consiste em ambulâncias equipadas com todo material necessário para dar suporte nos atendimentos de urgência e emergência, e a central de chamadas feitas pelo telefone 192 está concentrada em Divinópolis, de onde é direcionado o encaminhamento para a unidade mais próxima da solicitação.

De acordo com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (SIS-URG Oeste), com sede em Divinópolis, está previsto que o SAMU entre em operação no município até abril. O Governo de Arcos está empenhado em trazer mais este benefício para a população em caráter prioritário, visando oferecer um atendimento rápido e de qualidade na prestação de socorro às pessoas que solicitem o serviço.

FOTOS