SAMU faz mais de 1.100 atendimentos em Arcos em seis meses de funcionamento

Para oferecer o serviço à população a Prefeitura investe mais de R$200 mil por ano

• Quarta-Feira, 31 de janeiro de 2018
  • Saúde

Inaugurado em Junho de 2017 pela atual Administração, o Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU) realizou no município 1.161 atendimentos até dia 23 de Janeiro deste ano.

Cerca de 70% dos chamados são referentes a causas clínicas, como: suspeita de AVC ou infarto, dor abdominal, convulsão, entre outras. Outros 25% do atendimento são de causas traumáticas, como: acidentes, quedas, agressões, entre outros. Os outros 5% se dividem em causas psiquiátricas e obstétricas. A faixa etária mais atendida está entre 20 e 60 anos, tendo o sexo masculino o maior número de registros.

Desses atendimentos, cerca de 13,4% foram realizados pelo código vermelho, aquele que tem prioridade máxima, pois é necessário resposta rápida para que o quadro do assistido não evolua. Com o código amarelo, aquele de prioridade intermediária, mas com quadro urgente, foram 75,9% dos chamados. Os outros 10,7% foram atendimentos pelo código verde, aquele de prioridade mínima, que precisa de atendimento médico sem urgência.

Para o prefeito Denilson Teixeira as atividades do SAMU geram um grande avanço na saúde de Arcos. “A equipe do SAMU é treinada para a urgência e emergência. A vinda deles pra Arcos é sem dúvida uma tranquilidade para todos nós, pois temos certeza de um atendimento rápido, eficiente, preciso e que salva vidas” disse.