Reunião marca início dos trabalhos do Censo Demográfico 2020

Quase 13 mil imóveis devem ser visitados para a entrevista na cidade de Arcos

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Fotos: Assessoria de Comunicação

Na tarde de hoje, quinta-feira, 19 de setembro, na Sala de Reuniões da Prefeitura de Arcos, os profissionais do IBGE de Formiga apresentaram para autoridades, imprensa, educadores e representantes de entidades uma importante reunião de planejamento, preparação e acompanhamento do Censo 2020, que mostrará um grande retrato da população brasileira e das suas características socioeconômicas.

O Censo em Arcos irá visitar mais de 12.726 mil imóveis ocupados, e para isso está sendo montada uma comissão para auxiliar todas as etapas do processo. De acordo com o que foi apresentado pelo Chefe do IBGE, Daniel Ribeiro de Mendonça, a população estimada da cidade de Arcos é de 40.092 habitantes. E para esse trabalho de contagem será montado 01 Posto de Coleta, além de contratados 36 recenseadores (através de processo seletivo) e 06 supervisores.

Fazer o Censo é uma atribuição do IBGE, mas também é uma responsabilidade de todos. Os presentes nessa reunião demonstraram espírito de cidadania e serão multiplicadores das informações que estarão por vir. O acompanhamento da operação pela comunidade local é essencial. “Precisaremos da ajuda de todos. A Prefeitura de Arcos já foi nossa parceira no último Censo Agropecuário, e para o Censo Demográfico de 2020 desde já nos auxilia”, disse Daniel.

O vice-prefeito Halph Carvalho e a Secretaria de Governo Flávia Carvalho disseram que as demandas serão analisadas e, mediante disponibilidade, o município será sim parceiro no fornecimento de subsídios para atualização do mapeamento local, auxílio na divulgação do Processo Seletivo e montagem do posto de coleta e oferecimento de apoio logístico para uma perfeita cobertura do território.

O Secretário de Saúde João Júlio Cardoso também disponibilizou auxílio de informações que possam ser úteis ao processo. E da mesma forma o Sargento da Polícia Militar, Jonas Otaviano.

Censo 2020 e a contratação de pessoal

O período de coleta do Censo 2020 será de - Agosto a Outubro - e a contratação de pessoal para esse trabalho será feita através de Processo Seletivo, cujo edital deve sair em fevereiro ou março de 2020.