Rede Cidadã Território de Arcos desenvolve empreendedorismo sustentável com a ARA

O Governo de Arcos, através da Secretaria de Meio Ambiente se preocupa com o destino do lixo em nossa cidade, portanto, incentiva escolas e entidades a trabalharem a sustentabilidade. Em Arcos devido a falta de informação, poucas pessoas realizam de forma correta a separação do lixo e ainda deixam de reciclar materiais que poderiam ser utilizados, por isso, nesta quarta-feira foi iniciada a segunda edição do programa Jovem Aprendiz Sustentável que tem como tema "Empreendedorismo Sustentável". O termo é utilizado para definir negócios que combinam a geração de riquezas com o desenvolvimento responsável do meio social e ambiental. A primeira ação ocorreu através de uma visita técnica dos alunos da Rede Cidadã aos funcionários da Associação dos Recicladores de Arcos (ARA) que funciona na área do Aterro Sanitário Municipal. Os alunos conversaram com os recicladores e entenderam sobre o processo de separação do lixo e qual seu trajeto desde que as residências até as empresas de reciclagem.

De acordo com a educadora Lucielen Cristina, a Rede Cidadã preza muito a formação humana de cidadãos preocupados com o meio ambiente. Segundo ela, participando deste projeto os alunos estão ganhando muito e que a partir deste momento eles estão conscientes da importância da reciclagem do lixo e vão repassar isso em suas casas e empresas, conscientizando a população de uma forma geral.

A aluna Gabriela Luísa Gonçalves acha incrível ter acesso à experiência de outras pessoas e disse que é preciso parar para refletir sobre a nossa situação do meio ambiente e o quanto a gente precisa da natureza. "O trabalho que os recicladores fazem aqui realmente precisa de atenção porque é indispensável para que a cidade desenvolva". Concluiu a aluna.

Segundo o aluno Ítalo Moreira que também é integrante do projeto, o programa veio para mostrar para estes recicladores a importância que eles têm não só na sociedade como também na própria família e a ajuda tão grande que eles fazem por Arcos deixando a cidade mais cuidada, mais limpa e mais bonita.

Para o Secretário de Meio Ambiente Robson Correia “primeiro tem de ser enaltecida a atitude de entidades como a Rede Cidadã, que além de investir na formação acadêmica e profissional de jovens também investe na sua formação como cidadãos formadores de opinião e que certamente irão influenciar suas famílias, seus amigos, seus vizinhos. Segundo, tem de ser muito valorizada a parceria da Administração Municipal com a Rede Cidadã na realização deste projeto de educação ambiental que irá valorizar o trabalho dos recicladores da ARA e buscar aumentar o volume de lixo reciclado no município, buscando uma cidade cada vez melhor de se ver e de viver.”

Para completar o projeto ambiental, mais duas etapas serão realizadas com os aprendizes do território de Arcos: eles realizarão um vídeo educativo que será divulgado em todas as redes sociais para sensibilizar a população não só para a questão ambiental, mas também para a questão social que envolve a separação do lixo reciclável. A outra ação é um trabalho junto às escolas do município para trabalhar a educação ambiental desde as fases iniciais de forma lúdica com a apresentação de uma peça teatral criada e apresentada pelos aprendizes.

As boas práticas desenvolvidas pelas jovens lideranças deverão englobar a sustentabilidade como um todo e visa buscar o equilíbrio entre os compromissos com fatores econômicos, sociais e ambientais.

FOTOS