Recuperação dos estragos das chuvas de verão superou o valor de R$1,5 milhão

Verba utilizada para as obras seria destinada a construção de um suntuoso Parque Ambiental no Bairro Sion

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Foto: AssCom

Todos sabem que as fortes chuvas do final de 2019 e do princípio de 2020 fizeram um grande estrago em toda a cidade. O que muitos não sabem é que a Prefeitura de Arcos fez um alto investimento para corrigir, arrumar e reconstruir tudo o que foi destruído pelas tempestades. Mas, para arcar com as despesas, foi necessário ajustar as contas e remanejar verbas que seriam gastas com investimentos de impacto para a cidade.

Foram gastos, aproximadamente, R$1,5 milhão, valor que seria investido na construção do Parque do Sion. Uma suntuosa obra que transformaria a área verde daquela região em um centro ambiental de lazer com pistas de caminhada e pontos de paradas para desfrutar da natureza. Além disso, seria construída a sede da secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Arcos.

No entanto, o prefeito de Arcos, Denilson Teixeira, entendeu que o mais importante era recuperar a cidade dos estragos das fortes chuvas. “Lutamos muito para economizar essa verba para a construção do Parque do Sion, mas, infelizmente, vieram os estragos da chuva. Por outro lado, sou muito grato por ter este recurso em um momento de grande necessidade. Então, pegamos esse dinheiro e investimos no que precisava ser recuperado”, explica.

A verba utilizada é a soma de parcela de valores que o Governo do Estado devia aos cofres públicos municipais, os royalties do pré-sal e outros recursos que entraram no orçamento da prefeitura no fim de 2019, princípio de 2020.

RECUPERAÇÃO

O recurso financeiro foi investido na recuperação dos estragos feitos em vários bairros e na zona rural. Foram recuperadas 37 ruas, execução de muros de arrimo, taludes, reaterro e recuperação de diversos pontos das duas avenidas sanitárias, reconstrução de várias calçadas, sarjetas e meios fios, reforma de pontes e estradas na zona rural e vários outros serviços que foram feitos para sanar os problemas causados pelas intempéries jamais vistas na história do Município.

Parque do SION

A estrutura do parque conta com Horto Municipal, parque ecológico, complexo administrativo, anfiteatro, pista de caminhada e espaço de lazer.

FOTOS