Quase 700 ações de castração animal são promovidas anualmente pela Prefeitura de Arcos

Iniciativa municipal foca no controle populacional de cães e gatos, e na garantia de bem-estar dos animais, que ficam menos propensos a doenças, entre elas, o câncer

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos/MG

A Prefeitura de Arcos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, segue com as castrações de cães de gatos. Informações colhidas dão conta de que os procedimentos cirúrgicos acontecem semanalmente. De julho de 2022 até o fim de novembro foram 471 castrações, com o implante do microchip. Total de 688 no ano corrente.

Pessoas que não têm condições de pagar pelo serviço para os animais de estimação contam com este benefício ofertado gratuitamente pelo Governo Municipal.

COMO O PROGRAMA DE CASTRAÇÃO ANIMAL FUNCIONA

Os interessados fazem a inscrição de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fica no andar térreo da Prefeitura. É preciso ir munido de uma foto impressa do animal, comprovante de residência e um documento pessoal do tutor.

Depois das inscrições, a castração é agendada. Ela acontece nas quartas-feiras, na Clínica Veterinária São Francisco de Assis, do experiente veterinário José Aparecido da Silva (Zé Neca).

BENEFÍCIOS

A castração é considerada essencial para evitar futuros abandonos e a exposição dos gatos e cachorros a doenças. As superpopulações de cães e gatos contribuem, por sua vez, para o alastramento de epidemias como raiva e leishmaniose, a maior zoonose do país.

Em termos de bem-estar animal, a castração reduz o risco de câncer de mama e infecção no útero para as fêmeas, assim como diminui a propensão a câncer de próstata entre os machos. Os animais também ficam mais tranquilos.

O procedimento ainda facilita a vida dos tutores, porque reduz a demarcação de território com urina pelos machos, acaba com o sangramento vaginal das cadelas e evita os miados excessivos das gatas no cio.

INFORMAÇÕES

Para mais informações sobre o serviço de castração do município, ligue 3359-7901.