PSF Zona Norte promove encontro com usuários para falar sobre prevenção do Câncer de Próstata

Evento faz parte da campanha Novembro Azul e levou informação e esclarecimentos sobre o tema aos participantes

• Terça-Feira, 27 de novembro de 2018
  • Saúde

Nesta segunda-feira, 26, a equipe técnica de saúde do PSF 'Zona Norte' realizou uma reunião com usuários da unidade, como parte da campanha Novembro Azul, onde se tratou do tema 'câncer de próstata' direcionado ao público masculino.

Durante a atividade, José Maria Filho, morador do Bairro da Gameleira e usuário dos serviços da unidade fez um depoimento acerca  de uma problema de sua saúde. Há 14 anos passados ele tivera um problema clínico de próstata. Foi medicado, submeteu-se ao exame de Biopsia e encontra-se restabelecido. Ele ainda fez uma alerta para que os homens façam a prevenção.

O médico da unidade, Dr. Stanley Robert Amaral Correia, proferiu palestra de conscientização e ressaltou sobre a importância da prevenção, na realização do exame preventivo anualmente. "É muito importante que se faça um rastreamento, com exames laboratoriais, sendo o mais específico para o diagnóstico: o PSA (Antígenos Específicos da próstata)" enfatizou.

Daniela Ribeiro, Coordenadora dos PSFs, destacou a importância do homem ter mais esclarecimentos e cuidado com a própria saúde. "Estou muito feliz com esta adesão das pessoas e dos usuários da unidade, pois o monitoramento e o cuidar da saúde é que faz a prevenção ser tão importante", frisou.

Para o prefeito, Denilson Teixeira, mesmo com a queda de arrecadação e da falta de repasses ao município pelo Estado, Arcos está conseguindo honrar com os principais compromissos, principalmente com o sistema de saúde . "Médicos, Dentistas e Enfermeiras, quero dizer para vocês da satisfação que nós temos de ter uma equipe tão qualificada a disposição do município e de vocês, que estão aqui e que podem ter um serviço de qualidade. Quanto mais cedo tivermos um diagnóstico, mais precocemente as chances de cura da doença são bem maiores", finaliza.

O evento encerrou-se com a apresentação de uma coreografia feita pela criança Maria Fernanda, com a música Super Herói, cuja mensagem é de que, como os super heróis têm sua fragilidades, os homens também não são diferentes mas que podem vencer e superar. Logo após foi servido um jantar pela equipe de saúde da unidade em confraternização.

Dengue

O Coordenador de Epidemiologia, Thiago Carvalho, convidado pelos organizadores para orientar sobre a situação do município em relação à Dengue, chamou a atenção para a necessidade da prevenção cotidiana dos focos de reprodução do Aedes Aegypti. "90% dos focos de Dengue estão nas residências e que é preciso que a população se una no combate ao mosquito transmissor, evitando que prolifere os criadouros", alertou.

FOTOS