Programa Gestão Moderna: Unificação de setores fortalece cofres públicos e gera ganhos para Arcos

A unificação dos setores de licitação, contabilidade, RH da Saúde com o da Prefeitura gerou economia para os cofres públicos e praticidade na execução dos processos

O foco em uma Gestão moderna que reflita o uso consciente do dinheiro público é o maior compromisso da atual Administração. O primeiro ano de Governo marcou de forma positiva a Gestão: 2017 foi pautado por ações planejadas e executadas para beneficiar a população arcoense. E uma destas ações foi a unificação dos setores de Licitação, ação simples e que se fazia necessária há tempos com a finalidade de se evitar fracionamentos e onerar os cofres públicos.

A incorporação do setor de Licitações da Saúde ao da Prefeitura viabilizou a padronização dos serviços prestados pela seção e a prática Constitucional da transparência das compras e contratações de serviços realizadas pela Administração. Além disso, o setor aproveitou funcionários das duas seções e fortaleceu os trabalhos realizados pela equipe.

Para a diretora de Licitações, Helen Cristina Batista, a unificação dos setores propiciou inúmeros ganhos ao município. "A unificação do setor de licitações, Prefeitura e Saúde, possibilitou um melhor planejamento das compras e serviços contratados pela Administração. As atividades comuns passaram a ser niveladas e padronizadas. O volume das compras e serviços possibilita uma melhor negociação, tendo uma redução dos preços e melhor aproveitamento do orçamento", afirma.

E seguindo o mesmo intuito, o de gerar economia aos cofres públicos, o setor de Contabilidade também aderiu à unificação, e assim também fez os setor de Recursos Humanos da Saúde e da Prefeitura.

Economia

A unificação dos setores representa significativa economia aos cofres públicos. Segundo o setor de Licitações do município, em 2016 foram investidos R$ R$453.886,43 no transporte terceirizado de pacientes. Em 2017 a economia alcançada foi de mais de R$164mil. “A redução de preço nesta licitação foi graças a ampliação da concorrência proporcionada pela unificação dos setores é sem dúvida a principal responsável pela queda neste valor. Neste caso o preço cobrado por quilômetro rodado caiu cerca de R$0,51 centavos”.

A diretora de Licitações também ressalta que os maiores impactos relacionados à economia para os cofres públicos serão percebidos assim que as licitações deste ano forem finalizadas. “A economia gerada com esta unificação será percebida em curto prazo. Os processos licitatórios para aquisição de materiais de expediente ainda estão em andamento. Nestes processos estão importantes itens que antes eram licitados separadamente pela Saúde e pela Prefeitura. A negociação dos valores unificados propiciará ainda mais ganhos econômicos para o município”.

Gestão é palavra de ordem

Esse novo modelo de Gestão implantado nos setores de Licitações, Contabilidade, e RH da Saúde com o da Prefeitura faz parte das ações do Programa Gestão Moderna criado pela atual Administração com o principal objetivo de prestar o melhor serviço ao menor custo e reduzir ao máximo o desperdício.

Além disso, o programa tem como proposta uma administração mais eficiente, focada em resultados, transparência e responsabilidade com o dinheiro público.

Para alcançar essas metas foi feito um planejamento com ações arrojadas e dinâmicas, que buscam transformar as estruturas administrativo-burocráticas em estruturas mais flexíveis e empreendedoras.

Só com as ações executadas por meio das metas definidas no programa, o município já economizou para os cofres públicos cerca de R$ 1 milhão e 200 mil reais.