Profissionais do PSF Eldorado palestram sobre primeiros socorros em escola

• Quarta-Feira, 23 de outubro de 2019

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Fotos: UBS/Eldorado

Na terça-feira, 22, aconteceu na Escola Municipal Antônio Davi Franco um importante treinamento sobre Primeiros Socorros, voltado para o corpo docente, diretor e funcional.

Esse treinamento faz parte de um projeto, que será realizado em todas as escolas e creches municipais da cidade, e será ministrado pelos profissionais da atenção básica do município. O objetivo do treinamento é possibilitar que os professores consigam agir em situações emergenciais enquanto a assistência médica especializada não for proporcionada.

Na escola Antônio Davi, a palestra foi conduzida pelo médico Dr Luís Fernando Silva e pela enfermeira da UBS Eldorado, Viviane Arruda. Foram repassados diversos procedimentos e explicações que, se feitos corretamente, podem salvar vidas.

“Esta capacitação mostra que as duas secretarias - Educação e Saúde - estão, primeiro, cumprindo a Lei (veja abaixo), e, segundo - preocupados em cuidar de seus alunos de maneira integral. O treinamento envolve a questão social, mostra a preservação da vida e a valorização do educador”, conta os palestrantes.

Importante ressaltar que os conhecimentos adquiridos através da palestra não ficarão exclusivos ao ambiente de trabalho, pois os primeiros socorros são utilizados também no dia a dia dos funcionários.

“Gostaríamos de agradecer a todos da escola pela aceitação e envolvimento durante toda a palestra. Foi muito bom poder contribuir para a aprendizagem de todos”, concluíram.

Lei Lucas

Em setembro de 2017, Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, morreu ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar. O caso aconteceu em Campinas (SP). Para enfrentar o perigo iminente para crianças em situações como essa, o Congresso Nacional aprovou o Projeto de Lei 9468/18, dos deputados Ricardo Izar (PP-SP) e Pollyana Gama (PPS-SP).

A proposta foi sancionada pela Presidência da República e transformada na Lei Lucas (13.722/18). A proposta orienta as escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica a fazerem curso de capacitação de professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. Essa obrigação vale também para estabelecimentos de recreação infantil.

FOTOS