Profissionais de enfermagem do HMSJ recebem capacitação do Corpo de Bombeiros

Evento foi realizado pela Secretaria de Saúde e contou com participação dos técnicos de Segurança do Trabalho da Prefeitura

• Sexta-Feira, 22 de setembro de 2017

Com objetivo de qualificar os profissionais de enfermagem e consequentemente melhorar o atendimento à população, a Secretaria de Saúde juntamente com o Hospital Municipal São José (HMSJ), realizou nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22) na Câmara Municipal de Vereadores a capacitação para todos os enfermeiros e técnicos em enfermagem do HMSJ.

O evento contou com a participação do secretário de Saúde, Vicente Reginaldo, a diretora do HMSJ Aline Arantes, a diretora de enfermagem do HMSJ, os engenheiros de Segurança do Trabalho, Miller Fernandes e Gustavo Teixeira e também alunos do curso técnico em enfermagem do Instituto Dominus de Educação. A capacitação foi ministrada pelos soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Formiga, o soldado Veloso que ministrou no dia (21) e no dia (22) o soldado Castro.

Durante a capacitação o soldado Castro explicou como se portar diante de situações que necessitem o uso de choque elétrico, queimaduras, sangramentos, transporte das vítimas, fraturas, luxações, contusões, entorses e acidentes de trânsito. Segundo ele, a capacitação enriquece o conhecimento dos profissionais da Saúde e ainda promove uma interação entre instituições, neste caso HMSJ e Corpo de Bombeiro, o que possibilita uma importante troca de experiências a cerca de treinamentos teóricos e práticos.

Para a diretora de enfermagem do HMSJ, Nara Rodrigues Dias, a educação continuada é uma ferramenta que propicia a oportunidade de preparar e qualificar os profissionais. O tema foi proposto pela própria equipe de enfermagem para assim qualificar os profissionais que iniciam na equipe e também para aperfeiçoar àqueles que já fazem parte dela. “Quem ganha somos nós profissionais com a oportunidade de adquirir  mais conhecimento e ganha também a população que recebe um atendimento de melhor qualidade” finalizou.

Ainda durante a programação, a coordenadora da educação permanente do HMSJ, Maria de Lourdes, realizou uma dinâmica com todo o grupo de enfermeiras. “O objetivo da dinâmica em grupo é a interação entre as pessoas que trabalham juntas, pois no dia a dia a um desgaste muito grande e é sempre bom mobilizar os sentimentos, ter uma interação entre os profissionais, resgatando o otimismo e valorizando o trabalho em equipe” disse a coordenadora.

Também para a conscientização de todos os funcionários que trabalham no HMSJ, os técnicos em Segurança do Trabalho Gustavo Teixeira e Miller Fernandes, falaram sobre a utilização dos EPI’s como calçados de segurança, luvas, máscaras e etc.

Entre os profissionais que participavam da capacitação estava à técnica do HMSJ, Luana Gabriela. “É sempre bom aprender novas técnicas para melhorar o atendimento à população levando em conta o bem estar e saúde de nossos pacientes” declarou a técnica em enfermagem.

Por fim o secretário de Saúde Vicente Reginaldo, afirmou sobre o objetivo do treinamento que é qualificar os profissionais de enfermagem e técnicos em enfermagem, e por consequencia, vislumbrar um melhor atendimento à população. “As metas é sempre aprimorar a educação continuada com objetivo de cada vez mais formar uma equipe preparada para um atendimento com segurança e qualidade para toda população” concluiu.

FOTOS