Professora da Prefeitura é selecionada para fazer curso em Portugal

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, aderiu ao programa ‘Tempo de Aprender’. A iniciativa premia 100 brasileiros com as melhores propostas de alfabetização. Lara Naine Rodrigues, que leciona na escola do Esplanada, é uma das contempladas

A educação oferecida pela Prefeitura de Arcos acaba de ganhar projeções nacional e internacional com mais uma importante conquista. A professora da Rede Municipal, Lara Naine Rodrigues, foi selecionada para fazer um curso de especialização em alfabetização na cidade de Porto, Portugal.

A Prefeitura de Arcos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), aderiu ao programa ‘Tempo de Aprender’, do Ministério da Educação. Ele capacita professores com o objetivo de melhorar a alfabetização nas escolas públicas brasileiras, pela neurociência.

Lara, que é professora na escola municipal ‘Yolanda Amorim de Carvalho’ (bairro Esplanada), desde 2018, fez o curso, aplicou a metodologia em sala de aula e desenvolveu projetos voltados ao aprimoramento da alfabetização, entre eles, um com foco no incentivo à leitura.

A forma competente como a professora do Esplanada conduziu os trabalhos a fez ser selecionada para integrar uma comitiva de 100 brasileiros que farão o curso português, de outubro a dezembro. Todas as despesas, incluindo ajuda de custo em euro, serão financiadas pelo MEC.

A conquista é muito celebrada pela Prefeitura de Arcos. “A Lara sempre estudou em escola pública, leciona na Rede Municipal, e está entre os dois mineiros contemplado. Foi selecionada após uma análise técnica do projeto desenvolvido na escola do bairro Esplanada, por meritocracia”, constata a secretária de Educação, Lidiane de Oliveira.

LARA RODRIGUES

Além de trabalhar na escola ‘Yolanda Amorim de Carvalho’, a arcoense Lara Rodrigues mora no bairro Esplanada. Passou nos vestibulares de Medicina e Medicina Veterinária, mas descobriu que a sua verdadeira paixão era ensinar. Cursou Pedagogia e já fez quatro pós-graduações.

Ela conta que é de família simples, no entanto, sempre acreditou que a Educação é capaz de transformar vidas. Lição esta que defende em sala de aula. “Eu sempre falo com meus alunos que é preciso estudar. Com o estudo, eles terão condições de mudar a realidade das famílias deles”.

APOIO DA PREFEITURA

Foto: Lara ao centro, com educadores da escola do Esplanada e Secretaria de Educação

Lara reconhece a importância do apoio do Governo para o bom êxito obtido. “Este projeto só foi possível porque a Rede Municipal de Ensino aderiu ao programa ‘Tempo de Aprender’; a Prefeitura incentivou a nossa participação; nos proporcionou esta capacitação”.

Para o futuro, ela já faz planos. “Agora, em outubro, eu vou para Portugal me especializar e trazer mais novidades e conteúdos para os professores arcoenses, e também para os professores de Minas Gerais”.