Prefeitura soluciona problema da limpeza urbana e economia pode chegar a 1,5 milhão

• Segunda-Feira, 04 de janeiro de 2021
  • Obras
  • Foto: Os caminhões da limpeza urbana já estão em Arcos

Os caminhões da limpeza urbana já estão em Arcos

A população de Arcos deve ficar tranquila quanto à limpeza da cidade. A partir desta terça-feira (5), o serviço será prestado pela empresa Urban, da cidade de Goiânia (GO), pelos próximos 60 dias. Neste período, a Administração Municipal vai avaliar se a medida mais viável e eficiente será manter a terceirização ou municipalizá-la.

O secretário de Planejamento, Warley Rogério Fonseca, pede desculpas aos moradores de Arcos pelo transtorno ocorrido nos dias 2 e 4 de janeiro, quando a limpeza pública precisou ser feita sem o aporte necessário para oferecer o serviço de excelência que a população merece. “Nós não tínhamos os equipamentos corretos, inclusive caminhões e mão de obra, e fizemos o que deu para não deixar a sociedade desabastecida. Mas a partir de amanhã, a situação começará a ser normalizada”. Os caminhões da Urban chegaram a Arcos nesta segunda (4).

O transtorno temporário foi para um bem maior. A partir de agora, o serviço de limpeza urbana - que custava aos cofres públicos R$389 mil mensais - será feito por R$262 mil, uma economia de cerca de 32,6%. Caso a Urban continue, a economia pode chegar a R$1,5 milhão ao ano. “É muito dinheiro que pode ser revertido na Saúde, Educação e Infraestrutura, a exemplo da duplicação da BR354, entre outras áreas que necessitam com urgência de recursos públicos”, explica Fonseca.

A contratação da empresa goiana pelo período provisório ocorreu seguindo todas as exigências legais. Houve o processo de avaliação de preços, ao qual, inclusive, a empresa Vina participou. Ela prestava o serviço de limpeza urbana na gestão passada.

Os valores apresentados pela Vina foram muito superiores aos da Urban. “Nós estamos em contato direto com a administração da Urban para garantir que ela ofereça um serviço tão bom ou ainda melhor ao que vinha sendo oferecido na cidade, e gastando muito menos”, afirma o secretário de Planejamento.

A empresa contratada é responsável pela limpeza de 14 cidades nos estados de Tocantins, Goiás, Pará e Mato Grosso.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos