Prefeitura já conseguiu colocar iluminação de led em quase metade de Arcos

Projeto do município gera eficiência energética, com economia e a utilização de uma energia menos poluente

• Sexta-Feira, 16 de dezembro de 2022
  • Obras

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

A Prefeitura de Arcos já concluiu a primeira etapa do projeto que substitui as lâmpadas convencionais, por lâmpadas de led (light emitting diode - diodo emissor de luz). Nesta última fase foram contemplados os bairros: Olaria, Nova Morada I, Nova Morada II, Cruzeiro, Ilha, Calcita, Esplanada, a comunidade de Calciolândia, além das ruas Formiga, ‘do Rosário’ e ‘25 de dezembro’. Foram utilizadas 580 luminárias.

A escolha dos locais que vão receber o projeto foi a partir de um estudo realizado. Optou-se pela implantação em ruas centrais e vias com os principais acessos aos bairros e locais de muita movimentação, a exemplo da rua ‘25 de dezembro’, próxima à Escola Estadual ‘Dona Berenice de Magalhães Pinto’. “Ali passam muitos estudantes à noite, inclusive, muitas mulheres, e como as lâmpadas de led são mais potentes, elas vão oferecer mais segurança”, pondera o secretário de Obras, Daniel Mendonça.

A estimativa é de que a substituição das lâmpadas já tenha abrangido quase metade da cidade. São 2.980 novos pontos de iluminação em Arcos, e 66 na comunidade da Ilha.

O trabalho é feito com recursos do Município e a Prefeitura ganhou 650 pontos iluminação da Cemig, por meio de um projeto muito bem elaborado pela Secretaria Municipal de Obras.

As lâmpadas de led são bem menos poluentes, mais econômicas e possuem garantia de 5 anos. Com a substituição do sistema de iluminação, a economia gerada aos sofres públicos pode chegar a R$30%.