Prefeitura investe em reforma e modernização no complexo da Fumusa

Dentro da Fundação Municipal de Saúde (Fumusa) funcionam a Secretaria Municipal e o Centro de Especialidades ‘Dr. Moisés Pereira Primo’ que oferece atendimentos em diversificadas áreas

• Quinta-Feira, 19 de agosto de 2021

A expectativa é de que até o final do mês de setembro, a população de Arcos já possa voltar a receber os atendimentos integrais no Centro de Especialidades ‘Dr. Moisés Pereira Pinto’, que funciona na Fundação Municipal de Saúde (Fumusa), com entrada pela rua ‘Getúlio Vargas’. O espaço está sendo reformado para atender com qualidade, segurança e conforto as pessoas que necessitem de algum dos serviços ofertados no local.

A obra começou em 15 de junho, depois que o ‘Centro’ foi totalmente sanitizado. Esta medida se tornou necessária depois que o local abrigou de forma emergencial o ‘Ambulatório Covid’, que hoje funciona na Santa Casa (entrada pela rua Messias Macedo).

A reforma já está 60% concluída, por isso, o ‘Centro’ voltou a funcionar parcialmente. A secretária Municipal de Saúde de Arcos, Adalgisa Borges, pede a compreensão dos usuários por todos os transtornos que a obra tem causado, mas ela informa que esta é uma situação momentânea e que visa um bem muito maior.

O horário de funcionamento é de 7 às 17h. O Centro oferece as seguintes especialidades:

PEDIATRIA: conta com três pediatras, de segunda a sexta-feira

ENDOCRINOLOGISTA: atendimentos duas vezes por semana, terça e quinta-feira

PNEUMOLOGISTA: atendimentos duas vezes por semana, terça e quinta-feira

OTORRINO: há dois médicos, duas vezes por semana, quarta e quinta-feira

GINECOLOGISTA: duas vezes por semana, segunda e sexta-feira

CARDIOLOGISTA: quatro vezes por semana, segunda, terça, quarta e quinta-feira

DERMATOLOGISTA: duas vezes por semana, quarta e quinta-feira

ORTOPEDISTA: uma vez por mês

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO INFANTIL: de segunda a sexta-feira

ULTRASSONOGRAFIA: uma vez por semana, com exames de abdômen total, abdômen superior, rins e vias urinárias, pélvico masculino e feminino, tireoide sem doppler, endovaginal, mamas, articular (ombros, joelhos cotovelos, punhos e tornozelos). Com 30 atendimentos por semana

FISIOTERAPIA: de segunda a sexta-feira, com funcionamento de 7 às 16h, focada na reabilitação em pós-traumáticos e neurológicos agudos, que são os casos principais

LOCALIZAÇÃO

A entrada do Centro de Especialidades será exclusiva pela rua Getúlio Vargas (antiga entrada da Fumusa); e o setores administrativos, a exemplo de Transporte, Tratamento Fora Domicílio (TFD) e Cartão do SUS serão realizados pela entrada na rua        ‘25 de Dezembro’.