Prefeitura intensifica ações de prevenção contra a febre amarela

Após casos da doença detectados em SP município está em alerta e fará mutirão de vacinações contra febre amarela.

• Segunda-Feira, 06 de novembro de 2017
  • Saúde

A Coordenação Estadual de Imunização e a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES) estão em alerta em relação aos casos de febre amarela detectados em São Paulo (SP) nos últimos dias. Os municípios das regiões do Triângulo Mineiro e do Sul de Minas que fazem divisa direta com São Paulo estão sendo monitorados pelas unidades regionais de saúde. Portanto, devido ao cenário, a Secretaria Municipal de Saúde informa que em Arcos as ações de prevenção contra a febre amarela também serão intensificadas, não só pela situação do Estado de SP, como também a chegada de sazonalidade da doença, em que há um aumento do risco de ocorrência de casos.

Ainda, a Secretaria de Saúde de Arcos orienta a população que não tomou ou que tem dúvidas se tomou a vacina, para procurar o PSF mais próximo e regularizar o cartão de vacinas. Principalmente as crianças de nove meses de idade. Somente a prevenção é capaz de combater a febre amarela. A vacina é encontrada em todas as unidades de Saúde da cidade, no horário de 8h às 16h de segunda a sexta-feira.

A vacina atende qualquer faixa etária, no entanto, pessoas com mais de 60 anos que apresentam problemas de saúde grave, precisam de avaliação médica para fazer a vacinação.

Febre Amarela em MG

Em Minas Gerais, através do último balanço divulgado pela SES em 21 de agosto deste ano, foram notificados 1696 casos suspeitos de febre amarela. Do total, 475 foram confirmados. O último caso confirmado foi em 9 de junho. O boletim epidemiológico aponta 162 mortes em decorrência da enfermidade e outras 15 seguem em investigação. As últimas notificações de mortes de primatas em MG, que se referem a um efeito sentinela do monitoramento da doença (já que os óbitos apontam a circulação do vírus) aconteceram em Gonçalves e Lagoa Dourada no mês de setembro.