Prefeitura inicia distribuição de uniformes para 3.4 mil estudantes

Governo inova e não insere logo da gestão, com o propósito de fazer peças atemporais e que possam ser reutilizadas em outros mandatos. Responsabilidade com o meio ambiente e o dinheiro público

Os pais dos estudantes da Rede Municipal já conhecem bem esta história: troca de mandato, troca o uniforme dos estudantes da Rede Municipal. Isso, porque cada Governo insere o seu próprio logo. Mas a gestão 2021-2024 fez diferente. Disponibilizou um modelo só com o brasão do município, confeccionado nas cores da bandeira de Arcos, para que ele seja atemporal. “Não é certo fazer campanha política com o dinheiro do povo e o nosso Governo tem compromisso com os recursos da Prefeitura. Por isso, não colocamos logo. Assim, o uniforme pode ser reutilizado em outras gestões e são menos peças descartadas no meio ambiente”, justifica o prefeito de Arcos, Claudenir José de Melo-Baiano.

A Prefeitura distribui 16 mil peças, entre camisetas, shorts, shorts-saia, camisa, jaqueta e calça. O kit de verão começou a ser disponibilizado nesta segunda-feira (30). Já as peças de inverno estão sendo confeccionadas e vão ser entregues nos próximos dias aos 3.4 mil estudantes da Rede Municipal, da creche ao 9º ano (zona rural).

As primeiras escolas contempladas com os novos uniformes são ‘José Bonifácio Gonçalves’ (Calcita) e ‘Sebastião Teixeira Borges’ (Boa Vista). Ao longo da semana, as outras também receberão os kits.

HISTÓRIA

O novo uniforme foi confeccionado nas cores da bandeira de Arcos e tem como elemento gráfico as curvas do Rio dos Arcos. “Não é um simples uniforme; ele conta toda uma história. Também é um mecanismo importante de promover a acessibilidade à Educação, pois coloca todos os estudantes em situação de igualdade”, constata a secretária de Educação de Arcos, Lidiane Oliveira.

As novas cores dos uniformes têm agradado muito os estudantes. “Antes, o uniforme era só verde. Agora, ele ficou muito mais bonito e colorido”, elogia Geovana Reis, aluna da Escola José Bonifácio Gonçalves.

A também estudante, Isabela Mendonça, diz que está mais motivada a estudar com o uniforme. “É bom demais vir para a escola com o uniforme novinho”.