Prefeitura inicia atividades do Tempo Integral nesta sexta-feira (1º)

São 400 vagas abertas na Rede Municipal de Ensino de Arcos. Além do ensino regular pela manhã, os estudantes permanecem à tarde nas escolas, onde participam de oficinas artísticas e de recomposição de aprendizagem

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos (MG)

A partir de amanhã (1º), o tempo de permanência de cerca de 400 estudantes da Rede Municipal vai mais que dobrar. A Prefeitura de Arcos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, dará início às atividades das Escolas de Tempo Integral, que vão funcionar na ‘Julieta Ribeiro da Fonseca’ (Jardim Bela Vista), ‘Olinda Veloso’ (Olaria), ‘José Bonifácio Gonçalves’ (Calcita) e ‘Yolanda Amorim de Carvalho’ (Esplanada).

O projeto das Escolas de Tempo Integral foi iniciado em 2007. Funcionou com êxito e, por uma decisão administrativa, foi paralisado na gestão passada, em 2018, 2 anos antes da pandemia. Ele foi retomado pelo atual Governo no ano passado, e com excelentes resultados.

“O Tempo Integral é o projeto mais completo que existe na Educação. Enquanto os pais trabalham, os filhos estão em um ambiente seguro, social e de aprendizagem, recebendo todos os cuidados necessários para o desenvolvimento de nossas crianças” ­- observa a secretária de Educação de Arcos, Sônia Zuquim.

No Tempo Integral, os estudantes têm acesso à alimentação balanceada com acompanhamento de nutricionistas, e recebem, inclusive, o almoço.

Na programação, eles participam de atividades de dança e outros esportes, oficinas de Ética e Valores, além de terem acompanhamento de profissionais que trabalham com a recomposição de aprendizagem.

Foram contratados cerca de 28 profissionais para trabalharem no projeto, entre assistentes educacionais, agentes culturais e merendeiras.