Prefeitura impede fechamento do IEF com cessão de nova sede para o Instituto

Núcleo de Arcos é o maior da regional, e atende 24 cidades, a exemplo de Formiga, Lagoa da Prata, Samonte e Bom Despacho. Sede será em um imóvel na rua Augusto Lara

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos (MG)

FOTO: Da esq. p/ dir.: Kledson Souza (secretário de Planejamento), Daniel Mendonça (secretário de Obras), prefeito Baiano, Luciana Oliveira (superintendente Regional do IEF), Fabrício Ribeiro (coordenador do Núcleo de Arcos do IEF), Alysson Machado (coordenador de Administração e Finanças do IEF), Cleomar Silva (secretário de Fazenda) e Paulina Pereira (assessora Jurídica)

O prefeito Claudenir José de Melo (professor Baiano) recebeu dirigentes do Instituto Estadual de Florestas (IEF) na tarde desta sexta-feira (18), e colocou fim à possibilidade de fechamento do Núcleo no município.

O IEF funciona em um imóvel alugado no valor de quase R$9 mil e, por causa do alto valor, o Estado tinha decidido por encerrar as atividades no município, e realocar a Unidade em outra cidade onde o Instituto tem sede própria.

Ao ser procurado pelo IEF, o prefeito Baiano disse que não abriria mão do Núcleo em Arcos, porque a saída dele causaria um importante retrocesso nas questões ambientais do município e na parte de acompanhamento às empresas instaladas na cidade e região.

Prontamente, o prefeito encontrou um imóvel municipal, na rua Augusto Lara, que será cedido para acolher o Núcleo do IEF. “A Prefeitura concede uma sede própria para que vocês possam exercer lá suas funções tão importantes. Arcos está muito feliz em contribuir para que o IEF fique aqui”, comemora o prefeito.

A notícia também foi muito celebrada pelos dirigentes do IEF. Luciana Fátima Rezende Oliveira é superintendente regional do Instituto e conta que toda uma estrutura já está pronta na cidade, inclusive com viveiro de mudas, e a saída de Arcos seria muito ruim. “Nós estamos em uma região geograficamente muito privilegiada, de fácil acesso, com servidores que moram aqui e com muitas empresas, por isso, Arcos é o lugar ideal pela permanência do Núcleo. Mais uma vez, a Prefeitura nos dá este importante apoio”.

O coordenador do Núcleo de Arcos, Fabrício Ribeiro, comenta que a Prefeitura sempre foi parceira do IEF, e incentivadora de todos os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto.

Segundo o coordenador de Administração e Finanças do IEF, Alysson Machado de Oliveira, a cessão do imóvel pela Prefeitura é primordial para a continuação dos trabalhos. "A nova sede é um espaço que atende muito bem as nossas necessidades".

Em breve, adequações no imóvel serão feitas, e a expectativa é de que a mudança para a nova sede ocorra dentro de 60 dias.