Prefeitura entrega moderno aparelho de cirurgias para Santa Casa; tratativas avançam processo de implantação da UTI Permanente

• Quarta-Feira, 17 de novembro de 2021
  • Saúde

IMAGEM ILUSTRATIVA

A Santa Casa de Arcos já tem um Arco Cirúrgico, equipamento moderníssimo usado em cirurgias na área de Ortopedia. Ele foi comprado com recursos destinados pela Prefeitura, com a aprovação da Câmara Municipal de Vereadores.

O Arco Cirúrgico é um equipamento de Raio-X que permite ao Cirurgião ter imagens em tempo real durante os procedimentos cirúrgicos.

Mais uma iniciativa deste Governo para oferecer à população uma Saúde de qualidade e promover a independência do município, que não precisa mais recorrer a outras cidades para que os arcoenses façam as cirurgias. “Vai possibilitar a realização de várias cirurgias de Ortopedia aqui mesmo na Santa Casa de Arcos, evitando que nossos pacientes necessitem ir para outros municípios”, comemora o prefeito municipal, Claudenir José de Melo-Baiano.

No último convênio firmado com a Santa Casa, a Prefeitura de Arcos repassou R$720 mil para a compra de equipamentos. Além do Arco Cirúrgico, também foi comprado um aparelho de Videolaparoscopia para a realização de cirurgias por vídeo, sem a necessidade de cortes. Ele deve chegar à cidade nos próximos dias.

UTI DEFINITIVA

Arcos está caminhando a passos largos para conquistar a tão sonhada UTI definitiva.

Desde abril, com os esforços deste Governo, da Santa Casa, da Câmara de Vereadores e da população, o Município passou a contar com uma UTI provisória, dedicada a atendimentos de Covid-19. Mas a pretensão sempre foi de que ela fosse efetiva, destinada a receber pacientes com outras comorbidades.

A parte documental para a implantação da UTI definitiva já está em tratativas, e, o Governo deve iniciar obras de adequação do espaço para a concretização do projeto.

Ontem (16), o prefeito Claudenir José de Melo-Baiano, a Irmã Sandra Gontijo (provedora da Santa Casa), Daniel Mendonça (secretário de Obras) e o construtor Osvaldo dos Reis Cruz estiveram no local, realizando visita técnica para a definição de adequações necessárias à implantação da UTI.