Prefeitura, Emater, Sindicato Rural e ABCZ realizam Seminário Pró-Genética

O Pró-Genética, programa criado pelo Governo de Minas Gerais em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Gado Zebu (ABCZ), tem como principal objetivo facilitar a compra de touros reprodutores pelos pequenos produtores. Nos eventos realizados periodicamente em vários municípios do Estado, além de adquirir os animais que são certificados pela ABCZ, os criadores podem ampliar seus conhecimentos sobre as vantagens e como conseguir o melhoramento genético dos plantéis.

O município de Arcos foi selecionado para participar do "Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino", portanto, nesta terça-feira (5), foi realizado na Casa de Cultura de Arcos, um seminário visando passar maiores informações sobre o programa como uma etapa de preparação para a Feira de Touros que ocorrerá no dia 06 de outubro de 2017 no Parque de Exposições de Arcos.

Fizeram parte da mesa o presidente do Sindicato Rural de Arcos José Viela, o secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura Robson José Correia, o qual também representou o prefeito municipal Denilson Teixeira, além ainda da representante da ABCZ Fernanda Albuquerque Merlo e os colaboradores da Emater Irani Muniz Leão e Zenaido Lima da Fonseca. Esteve presente também o gerente geral do Banco do Brasil da agência em Arcos Geraldo Rodrigo Couto.

Antes das atividades tivemos a apresentação da dupla caipira Joaquim e Totonho, que são agricultores familiares da Comunidade dos Vermelhos em Arcos, que brindou os presentes com sucessos da música caipira de raíz.

Como anfitrião do evento, Zenaido abriu os trabalhos falando das etapas do programa em Arcos e que a Emater-MG agora é COBAN - Correspondente Bancário, de forma que o produtor poderá fazer seu cadastro e também o projeto de financiamento bancário na Emater-MG.

O secretário de Meio Ambiente e Agricultura Robson Correia comentou sobre a importância da união das instituições para promover programas como o Pro-genética, além de outros programas, no município de Arcos e que a Administração Municipal na pessoa do Prefeito Denilson Teixeira estará sempre a disposição para ajudar a realizar estes e outros eventos.

José Vilela, presidente do Sindicato Rural de Arcos falou da importância da feira como uma excelente oportunidade para aquisição de animais de boa genética e que vai ampliar a divulgação para que mais produtores saibam da feira e possam participar.

Já o Gerente Geral Geraldo Couto comentou sobre o apoio constante que o Banco do Brasil presta aos produtores rurais e que estará aberto a discutir financiamentos para este e outros programas.

Fernanda Merlo da ABCZ fez uma apresentação técnica onde mostrou e comentou sobre as várias raças de touros que poderão ser adquiridas pelo programa e as qualidade de cada uma delas, além de explanar sobre o programa Pró-Genética.

No final do evento foi servido um delicioso café onde todos os presentes puderam se confraternizar.

Os touros serão expostos e vendidos na Feira de Touros no dia 06 de outubro de 2017, de 8 às 17 horas, no Parque de Exposições de Arcos. Serão vendidos touros puros de origem com RGD (Registro Genealógico Definitivo) e inspecionados pela ABCZ, com idade de 18 a 42 meses, exame andrológico positivo e teste negativo de brucelose e tuberculose.

Quem desejar comprar os touros pode procurar a Emater-MG e fazer um pré-cadastro para facilitar as operações caso queiram financiar a compra pelo Banco Brasil e Sioob União Centro Oeste (sujeito a aprovação de crédito).

Quem desejar expor máquinas, implementos, fazer demonstrações de produtos e venda pode procurar a equipe organizadora nos telefones abaixo. A feira é regional.