Prefeitura de Arcos vai castrar gratuitamente 300 cães e gatos

Inscrições começam hoje (9) na Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou pelo Whatsapp 3351-2756

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos (MG) - Foto: imagem de internet

O Governo que mais tem investido em castração animal e, consecutivamente em saúde, tem a grata satisfação em anunciar: MAIS 300 CÃES E GATOS SERÃO ESTERILIZADOS GRATUITAMENTE PELA PREFEITURA DE ARCOS.

As inscrições começam hoje (9) na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (avenida Dr. João Vaz Sobrinho, 2011) ou também podem ser feitas pelo whatsapp 3351-2756. Para solicitar a castração é preciso apresentar a Carteira de Identidade do tutor, comprovante de residência e uma foto do animal.

As castrações vão ocorrer do dia 19 a 23 de setembro, na Escola Municipal ‘Vera Lúcia Paraíso’. A Prefeitura tem levado este projeto para os bairros com a proposta de facilitar o acesso da população.

A veterinária da Prefeitura de Arcos, Tânia de Castro, explica que a castração pode ser feita em animais acima de 6 meses de idade e com até 8 anos. Todos eles serão submetidos à avaliação por uma equipe altamente capacitada.

Com esta nova campanha, o atual Governo vai alcançar o expressivo número de mais de 2.500 castrações feitas na cidade.

BENEFÍCIOS

A castração é considerada essencial para evitar futuros abandonos e a exposição dos gatos e cachorros a doenças. As superpopulações de cães e gatos contribuem, por sua vez, para o alastramento de epidemias como raiva e leishmaniose, a maior zoonose do país.

Em termos de bem-estar animal, a castração reduz o risco de câncer de mama e infecção no útero para as fêmeas, assim como diminui a propensão a câncer de próstata entre os machos. Os animais também ficam mais tranquilos.

O procedimento ainda facilita a vida dos tutores, porque reduz a demarcação de território com urina pelos machos, acaba com o sangramento vaginal das cadelas e evita os miados excessivos das gatas no cio.