Prefeitura de Arcos retoma escolas de Tempo Integral

Atividades começaram hoje (30). Governo Municipal, gestão 2021-2023, abriu 300 vagas que serão custeadas com recursos municipais. Projeto foi paralisado em 2018; 2 anos antes da pandemia

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos (MG)

Enquanto trabalham, pais em Arcos sabem que os filhos estão bem-cuidados, alimentados e recebendo educação de qualidade. A Prefeitura de Arcos, gestão 2021-2024, a que mais investe em Educação na história do município, com mais de R$125 milhões injetados, retomou as Escolas de Tempo Integral.

As atividades começaram hoje (30), inicialmente, nas escolas municipais ‘José Bonifácio Gonçalves’ (Calcita), ‘Olinda Veloso’ (Olaria) e ‘Yolanda Amorim de Carvalho’ (Esplanada).

O projeto das Escolas de Tempo Integral foi iniciado em 2007. Funcionou com êxito e, por uma decisão administrativa, foi paralisado na gestão passada, em 2018, 2 anos antes da pandemia.

Em agosto deste ano, a Prefeitura enviou à Câmara o projeto de criação do programa ‘Educação Total’, que incluía a retomada do ‘Tempo Integral’. No dia 16 de outubro, o Legislativo aprovou a possibilidade de contratação dos servidores que estão trabalhando no desenvolvimento do projeto.

O Tempo Integral oferta neste ano 300 vagas. Todas elas são custeadas pela Prefeitura de Arcos. O programa funcionará até o final de dezembro, e será retomado em março de 2024.

A secretária de Educação de Arcos, Sônia Zuquim, conta que a reativação do Tempo Integral foi um pedido do prefeito de Arcos, Claudenir José de Melo (Baiano).

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem se dedicado a prestar uma assistência de excelência aos alunos do programa. “O Plano Curricular foi elaborado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orienta a educação nacional”, explica Zuquim.

A assessora no Tempo Integral em Arcos, Lidiane Oliveira, informa as atividades ofertadas no programa: “Teremos oficina de música, dança, artesanato, esporte, jogos, brincadeiras, ética, valores, além da recomposição de aprendizagem em Matemática, Português, e acompanhamento das tarefas e pesquisas. Nossos profissionais estão engajados e entusiasmados com o retorno deste projeto que será um diferencial na Educação Municipal”.

Além das atividades, os alunos também recebem todas as refeições: café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde e jantar.