Prefeitura de Arcos oferece serviços de acupuntura para a população

Serviço inovador auxilia o tratamento de diversos tipos de doenças, como distúrbios digestivos, respiratórios ou neurológicos.

• Sexta-Feira, 25 de novembro de 2022

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos/MG

A Prefeitura de Arcos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece a partir desta sexta-feira (25) o inovador serviço de acupuntura, a princípio na UBS Jardim Bela Vista.

A acupuntura é uma terapia feita com agulhas inseridas em pontos específicos do corpo. O tratamento é complementar e tem origem a medicina tradicional chinesa, auxilia o tratamento de diversos tipos de doenças, como distúrbios digestivos, respiratórios ou neurológicos.

Segundo a enfermeira-chefe da unidade, Fabiana de Paula Silva, a cidade de Arcos foi beneficiada pela oferta deste tipo de tratamento. “Isso acontece em poucas cidades em Minas Gerais, e a UBS Jardim Bela Vista foi contemplada para iniciar o projeto no município. Outras quatro unidades de saúde receberão o projeto piloto, e a intenção é estender a todos os postos de saúde", disse.

São tratamentos caros e a demanda do município é grande. Renata Coutinho é uma das pacientes e relata a sua opinião sobre o projeto. "Tenho dores crônicas e acredito que a acupuntura poderá muito ajudar muito na diminuição delas. O projeto é muito bom e a população ficará satisfeita!".

COMO PROCEDER

Os pacientes com encaminhamento médico para fisioterapia devem passar na recepção da UBS e deixar os seus dados. “Será agendado uma avaliação com a fisioterapeuta do postinho e, posteriormente, encaminhado ao centro de fisioterapia ou ao atendimento de acupuntura”, reforça a enfermeira.

Os atendimentos, que serão feitos pelo fisioterapeuta George Pedroso da Silva, acontecerão às sextas-feiras, de 09h às 11h, sendo reservado a 12 pacientes.

O paciente retorna toda sexta-feira e realiza o tratamento. Após  o recebimento da alta médica, a direção da UBS chamará os demais pacientes da fila de espera.