Prefeitura de Arcos oferece monitoramento constante aos casos suspeitos e confirmados de COVID-19

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Fotos e Arte: Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura de Arcos vem trabalhando arduamente junto da Secretaria Municipal de Saúde, no combate ao COVID-19. O monitoramento dos casos confirmados e de pessoas dentro do quadro de investigados é constante. A equipe de Saúde está em contato com todos, não só com auxílio médico, mas com orientações e apoio de profissionais dos PSF’s.

Em relação ao contágio e a alta do paciente e dos casos descartados, a enfermeira Aline Cristina Miranda Araújo explica que a pessoa que é notificada como quadro suspeito ou confirmado entra em estágio de isolamento por 14 dias, após os primeiros sintomas. “Neste período é importante o afastamento total do paciente, mesmo em casa deve haver um quarto só para ele. A partir disso, é importante seguir os protocolos de manejo clínico proposto pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS). Após este período, a pessoa pode voltar ao convívio familiar normal”, atenta Aline.

Orientações do isolamento domiciliar

É muito importante que permaneçam isolados em casa, lavem sempre as mãos, e permaneçam a uma distância mínima de dois metros de qualquer membro da casa. O isolamento domiciliar requer alguns cuidados, como a separação de objetos pessoais, limpeza imediata de banheiros após o uso e a separação de indivíduos em cômodos diferentes.