Prefeitura de Arcos investe cerca de R$60 mil mensais na agricultura familiar

Produtos adquiridos pelo Governo, por meio da Secretaria de Integração Social, compõem a ‘Cesta Verde’, que é distribuída para famílias em situação de vulnerabilidade do município

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos (MG)

Se tem um programa que a Prefeitura Municipal se orgulha em oferecer e preza pela continuidade é o ‘Cesta Verde’. Por meio deste projeto, de iniciativa da Secretaria Municipal de Integração Social, o Governo Municipal compra produtos da agricultura familiar e os distribui a quem precisa. Ganham pequenos produtores, e ganham também as famílias em situação de vulnerabilidade social, que conseguem ter uma alimentação mais balanceada e muito nutritiva.

Mensalmente, a Prefeitura de Arcos investe cerca de R$60 mil no Cesta Verde. Recursos que beneficiam cerca de 30 produtores da cidade. O casal Edvas Franco dos Santos Afonso e Marcelo Afonso estão entre eles. Os pequenos produtores vendem para a Prefeitura: alface, couve, cebolinha, almeirão, salsa, repolho, jiló, quiabo, abóbora, beterraba e cenoura. Com o dinheiro recebido, conseguiram tirar um velho sonho do papel: agora, eles já têm energia fotovoltaica em casa. “O programa melhorou a nossa renda, e está ajudando bem o produtor”.

Além de aumentar a renda, o programa contribui com a autoestima de quem sobrevive do trabalho no campo. “É muito gratificante saber que o nosso trabalho beneficia as famílias em situação de vulnerabilidade com produtos saudáveis. Nós evitamos ao máximo usar agrotóxico”, conta Edvas.

Valter Evangelista também vende tomate, abacate, mandioca, maracujá e banana para a Prefeitura. Neste mês, a safra principal é a de abacate, e o programa tem sido muito importante para o escoamento da produção. “O Cesta Verde melhorou para a gente vender as coisas e aumentou a nossa renda. Mas o que tem de melhor é saber que as pessoas mais carentes estão se alimentando bem; com coisa boa”.

Edital é lançado para recrutamento de produtores ao programa

O secretário de Integração Social, Sérgio Veloso, informa que já foi publicado o edital de chamamento público para a aquisição de hortifrutigranjeiros diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural. Os itens são para compor novas edições do programa ‘Cesta Verde’. O edital está disponível neste link aqui: https://www.arcos.mg.gov.br/transparencia/licitacao/3392

Para fornecer alimentos à Prefeitura, os produtores precisam ter os seguintes documentos: Declaração de Aptidão PRONAF; Inscrição Estadual de Produtor Rural; Termo de Responsabilidade SIARE; Documentos Pessoais (RG/CPF) e Cadastro Único. A data de entrega da documentação é dia 3 de abril, às 16h, na sala de reuniões do Departamento de Licitação.

Entre os itens mais comprados pelo Município estão: abóbora madura, abobrinha, alface, almeirão, banana, batata doce, beterraba, cenoura, cebolinha, couve, inhame, farinha de mandioca, feijão, fubá, quiabo, jiló, laranja, limão, mandioca,  maracujá, melaço de cana, milho verde, ovos, rapadura, repolho e tomate.