Prefeitura de Arcos implanta Sistema Integrado de Saúde

Na prática, ao se consultar na Rede Municipal, o paciente terá um prontuário eletrônico, que poderá ser acessado em qualquer outra unidade de saúde que ele der entrada. Medida visa a excelência dos atendimentos e a computação de dados que vão gerar elaboração de políticas públicas mais assertivas

• Quarta-Feira, 10 de janeiro de 2024
  • Saúde

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos (MG)

O Governo do prefeito Claudenir José de Melo (Baiano) dá hoje (10) um passo importante rumo à promoção de uma gestão cada vez mais eficiente na área da Saúde. Pela primeira vez na história de Arcos, a Saúde terá um Sistema Integrado. A partir da implantação, o paciente, quando der entrada em uma Unidade, terá um prontuário eletrônico. Este prontuário poderá ser acessado em qualquer outra Unidade, a exemplo de Pronto-atendimento, CAPS ou Centro de Especialidades, por profissionais habilitados.

Uma medida muito importante dentro do compromisso do Governo Municipal de oferecer uma Saúde Pública de qualidade. Com o prontuário eletrônico, a Secretaria Municipal de Saúde terá o controle do número de consultas, procedimentos clínicos, receituários, incidência de arboviroses (a exemplo da Dengue), entre outras informações.

Para o paciente, a iniciativa representa mais segurança, porque os médicos e enfermeiros vão saber quais medicamentos ele toma, quais exames já foram feitos ou por quais profissionais ele passou. E quando terminar a consulta, a receita dele poderá ser acessada diretamente nas Farmácias Populares pelos farmacêuticos.

Para a Administração Pública, o Sistema Integrado de Saúde significa gestão eficiente e otimização de processos, porque ele reduzirá tempo e custo. De forma rápida, o médico terá acesso a todas as informações do paciente, e não precisará, por exemplo, fazer exames repetidamente, eliminando, assim, processos manuais de trabalho, trazendo confiabilidade e segurança no tratamento das informações de cada paciente.

PRIMEIRA FASE

A implantação do Sistema Integrado de Saúde começa com a capacitação de coordenadores de área, que estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira, na Câmara Municipal.

A formação foi conduzida por profissionais da Vivver Sistemas.

Presente ao evento, o prefeito Claudenir José de Melo (Baiano), ao lado do secretário de Saúde, Tiago Carvalho, enumerou a importância do projeto para Arcos. “Estamos colocando a Saúde de Arcos na era digital. O que estamos propondo é para melhorar; é a tecnologia em função de melhorar os atendimentos da área”.

PRÓXIMAS FASES

Nas próximas etapas, os agentes de Saúde vão atualizar os cadastros da população. A Prefeitura, por meio do Centro de Processamento de Dados (CPD), também está informatizando os setores de Saúde do Município.

De acordo com Igor Gonçalves de Oliveira, técnico de Informática da Prefeitura, que vem acompanhando a modernização do sistema, a expectativa é de que a conclusão ocorra nos próximos meses. “Todos têm trabalhado com celeridade para que a integração aconteça, porque este processo é muito importante. Cada atendimento na Rede Pública vai gerar uma informação que poderá ser usada na tomada de decisão da gestão, focada em melhorar a vida das pessoas e para que a prestação de serviço na Saúde seja de qualidade”.