Prefeitura de Arcos é novamente contemplada com programa que distribui microchips de identificação animal

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

A Prefeitura de Arcos mais uma vez é contemplada em edital de seleção  para a participação no programa estadual “Conheça seu Amigo”. O município atendeu a todas as exigências necessárias e, com isso, irá receber 880 microchips de identificação animal, dando prosseguimento ao projeto iniciado em 2022, quando todos os animais castrados pela Prefeitura receberam o microchip no momento da cirurgia. Nele, estão todos os dados do animal e do tutor.

A identificação do animal visa coibir abandonos e facilitar o processo de procura em situações de desaparecimento de animais.

O secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Arcos, Alexandre Ferreira, informa que as castrações de cães e gatos voltarão a partir de fevereiro, dando assim prosseguimento ao programa de controle populacional de animais, desenvolvido pela Prefeitura.

Quem ainda não realizou o cadastro do animal pode comparecer à Secretaria de Meio Ambiente, com os seguintes documentos: comprovante de endereço, identidade ou CPF, foto impressa ou revelada do animal. O horário de atendimento é de 12 às 18h.

Principais benefícios das castrações:

• Em fêmeas, a castração diminui o risco de câncer de mama em até 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio. Não desenvolvem infecções uterinas graves - como a piometra, que é comum nos pós-cio, e que pode levar o animal à morte.
  • Evita problemas com o sangramento, como fugas, atração de machos e gestação indesejada.
  • Em machos, reduz em grande escala os problemas de próstata e se evita o câncer de testículo. Os animais também sentem menos necessidade de marcar território com urina.
  • Diminuição do risco de fugas, atropelamentos, brigas com outros machos e o comportamento de montar pessoas, objetos e outros animais.
  • A castração de machos e fêmeas ajuda a controlar o excesso populacional, o abandono e a transmissão de zoonoses. É uma medida importante para a saúde pública e ambiental

A castração é um ato de amor e ajuda a controlar a superpopulação de animais, o abandono e o sofrimento.